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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2000.tde-20092012-114502
Documento
Autor
Nome completo
Elisabete Aparecida Monteiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Lajonquière, Leandro de (Presidente)
Grant, Walkiria Helena
Villani, Alberto
Título em português
A transferência e a ação educativa
Palavras-chave em português
Educação
Professor-aluno
Psicanálise
Transferência
Resumo em português
A discussão que emerge da Psicanálise acerca da impossibilidade de educação aponta para os limites existentes na ação educativa, permitindo-nos refletir, através do vínculo com a noção de transferência, sobre o que se convencionou chamar de "relação professor-aluno". Os educadores nem sempre percebem que a educação não se limita à realidade externa, uma vez que os personagens dessa suposta relação estão mergulhados na realidade transferencial. Compreendemos a pretensa relação professor-aluno como o núcleo onde se de-senvolve a educação propriamente dita. No entanto, aquilo que a Pedagogia atual vislumbra como previsão e controle dos efeitos dessa "relação", a saber, o domínio do conhecimento científico sobre o desenvolvimento das capacidades maturacionais e o ajuste da prática do educador à realidade psicológica de cada aluno, opõe-se ao caráter imprevisível inerente à ação educativa. Uma vez submetidos às "leis" do inconsciente, os efeitos do encontro entre professor e aluno estão além de qualquer previsão e controle. O que nos deve interessar, então, é a compreensão da origem desses efeitos. E é isso que o conceito de transferência vem esclarecer.
Título em inglês
Transfer and educational action
Palavras-chave em inglês
Education
Psychoanalysis
Teacher-student
Transference
Resumo em inglês
The discussion that emerges from Psychoanalysis regarding the impossibility on education points out to the limits of the existing educational activity, which allows us to reflect, throughout the relationship with the notion of transference, about what is conventionally called "teacher-student relationship." Educators do not always realize that education is not limited to external reality, since the actors in this supposed relationship are immerse in a transference reality. We understand the alleged teacher-student relationship as the core where education develops itself. However, what the current Pedagogy (Education) envisions as prediction and control of the effects of this "relationship", namely, the domain of scientific knowledge about the development of maturational qualification (capacities) and the adjustments of educator´s practices to the reality of each student, opposes to the unpredictable nature inherent to the educational activity. Once submitted to the "laws" of the unconscious, the effects of the encounter teacher-student are beyond prediction and control. What should interest us, then, is to understand the origin of these effects. And this is what the concept of transference elucidates.
 
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disserelisabete.pdf (755.46 Kbytes)
Data de Publicação
2012-09-26
 
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