• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2000.tde-20092012-114502
Documento
Autor
Nombre completo
Elisabete Aparecida Monteiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2000
Director
Tribunal
Lajonquière, Leandro de (Presidente)
Grant, Walkiria Helena
Villani, Alberto
Título en portugués
A transferência e a ação educativa
Palabras clave en portugués
Educação
Professor-aluno
Psicanálise
Transferência
Resumen en portugués
A discussão que emerge da Psicanálise acerca da impossibilidade de educação aponta para os limites existentes na ação educativa, permitindo-nos refletir, através do vínculo com a noção de transferência, sobre o que se convencionou chamar de "relação professor-aluno". Os educadores nem sempre percebem que a educação não se limita à realidade externa, uma vez que os personagens dessa suposta relação estão mergulhados na realidade transferencial. Compreendemos a pretensa relação professor-aluno como o núcleo onde se de-senvolve a educação propriamente dita. No entanto, aquilo que a Pedagogia atual vislumbra como previsão e controle dos efeitos dessa "relação", a saber, o domínio do conhecimento científico sobre o desenvolvimento das capacidades maturacionais e o ajuste da prática do educador à realidade psicológica de cada aluno, opõe-se ao caráter imprevisível inerente à ação educativa. Uma vez submetidos às "leis" do inconsciente, os efeitos do encontro entre professor e aluno estão além de qualquer previsão e controle. O que nos deve interessar, então, é a compreensão da origem desses efeitos. E é isso que o conceito de transferência vem esclarecer.
Título en inglés
Transfer and educational action
Palabras clave en inglés
Education
Psychoanalysis
Teacher-student
Transference
Resumen en inglés
The discussion that emerges from Psychoanalysis regarding the impossibility on education points out to the limits of the existing educational activity, which allows us to reflect, throughout the relationship with the notion of transference, about what is conventionally called "teacher-student relationship." Educators do not always realize that education is not limited to external reality, since the actors in this supposed relationship are immerse in a transference reality. We understand the alleged teacher-student relationship as the core where education develops itself. However, what the current Pedagogy (Education) envisions as prediction and control of the effects of this "relationship", namely, the domain of scientific knowledge about the development of maturational qualification (capacities) and the adjustments of educator´s practices to the reality of each student, opposes to the unpredictable nature inherent to the educational activity. Once submitted to the "laws" of the unconscious, the effects of the encounter teacher-student are beyond prediction and control. What should interest us, then, is to understand the origin of these effects. And this is what the concept of transference elucidates.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
disserelisabete.pdf (755.46 Kbytes)
Fecha de Publicación
2012-09-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.