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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2013.tde-20062013-141640
Documento
Autor
Nome completo
Sandro Adrián Baraldi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Maria Nazare de Camargo Pacheco (Presidente)
Francisco, Maria de Fatima Simoes
Rocha, Eliezer Pedroso da
Título em português
Dewey: a educação como instrumento para a democracia
Palavras-chave em português
Democracia
Educação
Filosofia da educação
John Dewey
Resumo em português
A educação dita tradicional, que só exige um trabalho de memorização de um conteúdo rígido e fixo, procura formar indivíduos para que se adaptem à sociedade em que vivem. Dessa forma, essas metodologias pedagógicas são conservadoras, ou seja, esperam que o sujeito adquira passivamente o conhecimento dessa sociedade e encontre o seu lugar social, modificando a si mesmo para conformar-se ao modus vivendi, porém sem alterar ou modificar em nada essa sociedade em que habita. O pressuposto latente nesse modo de pensar é a aceitação passiva da sociedade e a consideração de que nenhuma mudança é bem-vinda. John Dewey discorda dessa postura conservadora da educação e da sociedade humana como um todo e propõe uma filosofia da educação que seja crítica com ela mesma e com o mundo que nos cerca e, assim, possua capacidades reconstrutivas. O objetivo dessa filosofia é sua aplicação na formação de um ser humano, de modo a oferecer condições que o possibilitem criticar e reconstruir a sociedade em que deseja viver. Desse modo, para que seja possível esse novo estilo de vida, Dewey propõe um sistema filosófico que não seja um modelo fechado e eterno, mas orientações gerais que possibilitem a reconstrução contínua da sociedade.
Título em inglês
Dewey: education as a tool for democracy
Palavras-chave em inglês
Democracy
Education
John Dewey
Philosophy of education
Resumo em inglês
The so-called traditional education requires only memorization of a rigid and fixed content, seeking ways for individuals to adapt to the society in which they live. The teaching methods are conservative, ie, they expect that subject acquires passively knowledge of the society and find his social location, modifying himself to "conform" to the modus vivendi, but without changing or modifing anything in this society where he lives. The basic assumption of this way of thinking is the passive acceptance that in the society change is not welcome. John Dewey disagree this conservative approach of education and human society as a whole and proposes a philosophy of education that is critical of itself and of the world around us and thus has reconstructive capabilities. The goal of this philosophy is its application in the formation of a human being in order to provide conditions that enable him to criticize and reconstruct a society in which he wans to live. To reach this new lifestyle, Dewey proposes a philosophical system which is not a closed eternal model, but general guidelines that facilitate the continuous reconstruction of the society.
 
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Data de Publicação
2013-07-04
 
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