• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2006.tde-20062007-104808
Documento
Autor
Nombre completo
Marcus Rinaldi Tonelli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Siqueira, Idméa Semeghini Prospero Machado (Presidente)
Cintra, Anna Maria Marques
Porto, Maria do Rosario Silveira
Título en portugués
Um percurso para compreender mitos relacionados ao ensino de gramática: ponto de partida para o planejamento de atividades articuladas envolvendo a linguagem televisual
Palabras clave en portugués
Conteúdos conceituais
Escola
Escrita
Gramática
Imaginário
Leitura
Linguagem televisual
Mito
Norma lingüística
Oralidade
Procedimentais e atitudinais
Resumen en portugués
Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa e quantitativa para minimizar o poder de alguns mitos existentes na escola, entre eles: "ensinar língua portuguesa equivale a ensinar gramática", que pressupõem uma série de atividades voltadas para um "aluno ideal". Nesse sentido, investigar-se-á, por meio da análise do discurso, as representações sobre norma gramatical que povoam o imaginário dos alunos do ensino médio e a auto-avaliação desses alunos sobre suas produções escritas. Tais propósitos são decorrentes de resultados de avaliações nacionais e internacionais (PISA, 2000, 2003) em que foram constatados sérios problemas relacionados à proficiência em leitura e escrita de alunos após 8 anos de escolarização no ensino fundamental. Visando contribuir para tornar o ensino de língua materna voltado para o "aluno real", foram confrontados diferentes pontos de vista sobre a TV para buscar subsídios ao possível uso da TV na escola. Vale ressaltar que a discussão sobre os mitos foi necessária para abrir espaço a outras práticas educacionais. Tendo em vista que a linguagem televisual apropria-se do contexto sócio-cultural em que está inserida e que é um "mostruário de pluralidade lingüística", poderá ser um recurso tecnológico significativo para o desenvolvimento de habilidades de oralidade, leitura e escrita no ensino fundamental. O quadro teórico congrega pesquisadores voltados ao imaginário (Carvalho et alii, 1998; Porto e Fonseca, 1998; Teixeira, 2005), à linguagem televisual (Fishe, 1987; Rocco, 1988; Machado, 1997;Citelli, 2002) e ao ensino e aprendizagem de língua materna (Neves, 1990; Preti, 1995; Semeghini-Siqueira, 1997; Castilho, 1998; Bagno, 2000; Marcuschi, 2001; Perini, 2001). Como proposta metodológica, foram elaborados 3 instrumentos, contendo questões abertas e fechadas, e selecionados 4 grupos de sujeitos a fim de recobrir as diversas vertentes do assunto em questão. O grupo denominado sujeito [ I ] é constituído por telespectadores comuns; o sujeito [ II ], por universitários; o sujeito [ III ], por professores de língua materna e o sujeito [ IV ] são alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de São Paulo. Para atingir os objetivos foram investigadas formas de se trabalhar a linguagem televisual, na sala de aula, e apresentadas duas atividades articuladas para viabilizar o ensino e aprendizagem de oralidade, leitura e escrita. Tal proposta pedagógica é direcionada ao "aluno real" e prioriza o ensino do uso da língua portuguesa na diversidade das práticas sociais.
Título en inglés
A journey to understand myths related to grammar teaching: a start for planning the linked activities including televisual language
Palabras clave en inglés
Concept
Grammar
Imaginary
Linguistic rule
Myth
Orally
Proceeding and attitudinal contents
Reading
Televisual language
Writing
Resumen en inglés
This is a exploratory study of quality and quantity nature to minimize the power of some existing myths in the school, that is: "To teach Portuguese as a teach grammar", that presuppose series of activities related to "a model student". In this sense, it will research through speech analysis, the representation about grammatical rules that is in imaginary of students of High School and self-evaluation of these students about writing productions. These purposes are current results from national and international evaluations (PISA, 2000, 2003) which were verified serious problems related to acknowledge in reading and writing of students after 8 years of scholarship in Elementary School. Contributing to become the education of native language for "real student" were analyzed different point of view about TV to search assistance for possible use of TV in the School. Projecting the discussions about myths were necessary to give opportunity to other educational practices. Notice that the televisual language domain the socio cultural context that is added and that is a "table of plurality of linguistic", it can be a significative technological resource for development of orally, reading and writing abilities of Elementary School. The exposition connect researches to imaginary (Carvalho et alii, 1998; Porto e Fonseca, 1998; Teixeira, 2005), to televisual language (Fishe, 1987; Rocco, 1988; Machado, 1997;Citelli, 2002) and for teaching and learning the native language (Neves, 1990; Preti, 1995; Semeghini-Siqueira, 1997; Castilho, 1998; Bagno, 2000; Marcuschi, 2001; Perini, 2001). As a methodological purpose, was elaborated 3 tools, containing open and restrict questions and selected 4 groups of subject for covering the different areas of related matter. The group calling subject [ I ] is formed by watchers; the subject [ II ], by academics; the subject [ III ], by teachers of native language and the subject [ IV ] by students of High School of Public School in city of Sao Paulo. For targeting the objectives were researched ways of work televisual language in the classroom, presented in two linked activities for viability the teaching and learning of orally, reading and writing. Those pedagogic propose is focused on "real student" and preference for teaching of Portuguese language use in different social practices.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-07-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.