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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-20042016-103136
Documento
Autor
Nome completo
André de Freitas Dutra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Francisco, Maria de Fatima Simoes (Presidente)
Antonacci, Maria Antonieta Martines
Antunes, Angela Maria Biz Rosa
Arelaro, Lisete Regina Gomes
Moraes, Dislane Zerbinatti
 
Título em português
Memórias de educadoras sobre a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Palavras-chave em português
Gestão democrática da educação
História oral
Memória docente
Paulo Freire
Resumo em português
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Foi utilizada a metodologia da história oral, entrevistamos professoras da rede municipal de ensino de São Paulo que atuaram durante o período em que Paulo Freire foi secretário de educação desse município. Paulo Freire foi principal teórico brasileiro no campo da educação e também desempenhou o papel de gestor público. Ficou a frente de programas de alfabetização de adultos de governos do nordeste do Brasil e participou da equipe do MEC que pretendia promover o Programa de Alfabetização de Adultos durante o governo João Goulart. Em 1989, participou do governo de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo. Ocupou o cargo de Secretario Municipal de Educação até maio de 1991. Algumas das marcas de sua gestão foram a luta pela construção de uma escola popular e democrática, a conquista de direitos para os professores como a criação do Estatuto do Magistério Municipal, o restabelecimento dos Conselhos de Escola, a organização dos Ciclos nas escolas de ensino fundamental. Durante a pesquisa, foram entrevistadas dez professoras, utilizando-se a metodologia da História Oral. As professoras apresentaram relatos autobiográficos destacando o período em que Freire foi secretário de educação em São Paulo. Assim, registramos visões amplas sobre os eventos ligados à reconstrução democrática que marcaram a sociedade brasileira naquele período. No que tange ao campo educacional, a pesquisa apresenta algumas reflexões acerca da imagem de Paulo Freire e aspectos sobre a memória docente relacionados às condições de trabalho e às relações no interior das escolas. As entrevistadas abordaram temas como participação da comunidade na escola, a relação dos professores e o governo, o funcionamento dos conselhos de escola, entre outros. A pesquisa ainda reflete sobre os impactos de políticas públicas sobre a população a partir da ótica das professoras.
 
Título em inglês
Teachers memories on Paulo Freire management in the Municipal Secretary of Education of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Management democratic education
Oral history
Paulo Freire
Teaching memory
Resumo em inglês
This work presents the research results of oral history conducted by São Paulos County teachers that worked during the period in which Paulo Freire was secretary of education. Paulo Freire was Brazil's main theoretician in the area of education and also played the role of public manager. He was in charge of adult literacy programs in many northeast Brazilian states, also attended MEC (Ministry of Education) staff that wanted to promote the Adult Literacy program during the government of João Goulart. In 1989, he took part of Luiza Erundinas government in the city of Sao Paulo. He served as Municipal Secretary of Education until May 1991. Some of the hallmarks of his tenure were the struggle to build a popular and democratic school, the rights of achievements for teachers as the creation of the Municipal Statute of the Magisterium, the restoration of School Councils and the organization of learning cycles in elementary schools. During the research ten teachers were interviewed, using the methodology of oral history. Regarding the educational field, the research presents some reflections about the image of Paulo Freire and the teaching aspects of memory related to working conditions and relations within schools. The interviews covered topics such as community participation in school, the relationship between teachers and Government, the functioning of school boards, among others. The survey also reflects about the public policy impacts on the population from the perspective of the teachers.
 
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Data de Publicação
2016-05-12
 
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