Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-19102021-100241
Documento
Autor
Nombre completo
Carla Silvino de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Galian, Claudia Valentina Assumpção (Presidente)
Bello, Isabel Melero
Coelho, Mauro Cezar
Fernandes, Ana Carla Sabino
Fronza, Marcelo
Título en portugués
A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História
Palabras clave en portugués
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo
Ensino Fundamental
História
Resumen en portugués
A pesquisa analisou o processo de definição do conhecimento selecionado como relevante nos documentos curriculares da disciplina de História. Para isso, identificamos as disputas em torno do conhecimento a ser selecionado para o Ensino de História durante o processo de elaboração da BNCC, reconhecemos como elas se relacionam ao debate sobre esse tema em contextos anteriores à Base e por fim, identificamos e discutimos as permanências e mudanças nas escolhas curriculares operadas no período em análise. Os objetivos foram alcançados por meio da análise documental dos ofícios encaminhados ao CNE e produzidos pela ANPUH, UNDIME, ANPEd e Movimento pela Base, pela análise bibliográfica das produções acadêmicas sobre currículo e Ensino de História, publicadas no período de 2000 a 2017 e por fim, através da análise do Parecer CNE/CP no 15/2017, e da versão final da BNCC, no trecho que se refere ao Ensino Fundamental anos finais. A triangulação dos dados identificou mudanças curriculares em relação ao conhecimento da disciplina. A primeira mudança é o deslocamento, da ênfase no conhecimento disciplinar para as competências socioemocionais expressas nas habilidades, atitudes e valores afirmados na BNCC. A segunda mudança é o deslocamento da atenção do processo de ensino para o de aprendizagem. Dessa forma, concluímos que as vozes silenciadas divergiram das escolhas curriculares e dos movimentos de deslocamento antes referidos, alinhados aos interesses do contexto político-econômico. As vozes efetivamente ouvidas, coerentes com esses deslocamentos, são legitimadas e alinhadas aos posicionamentos de entidades internacionais do capital neoliberal. Diante do exposto, consideramos que a pesquisa contribui para ampliar os elementos que embasam as reflexões sobre o Conhecimento Histórico Escolar nos debates da História Social do Currículo, e também com a apresentação de uma forma de analisar o conhecimento histórico escolar, conferindo atenção a aspectos diversos na leitura de fontes distintas: a justificativa para a presença do componente no currículo escolar; a fundamentação teórica escolhida para os documentos, no campo das correntes historiográficas; os conceitos estruturantes selecionados para a disciplina; a organização do conhecimento; os temas e conteúdos historiográficos e os processos metodológicos da investigação histórica. A pesquisa proporciona, assim, elementos para a leitura crítica da versão final da BNCC História e para futuras seleções curriculares, discutindo seus possíveis avanços e limitações.
Título en inglés
The National Common Core Curriculum: disputes around the curricular selection for the teaching of History
Palabras clave en inglés
Curriculum
Elementary school
History
National Common Core Curriculum (BNCC)
Resumen en inglés
The research analyzed the process of defining the knowledge selected as relevant in the curricular documents of the discipline of History. For that, we identified the disputes around the knowledge to be selected for teaching History during the process of elaborating BNCC. We recognized how it relates to the debate on this topic in contexts prior to this document and finally, we identified and discussed the permanences and changes in the curricular choices made in the analyzed context. The aims were achieved through the documental analysis of the official texts forwarded to the CNE and produced by ANPUH, ANDIME, ANPEd and Movimento pela Base, through the bibliographic analysis of the academic production about curriculum and History teaching published in the period from 2000 to 2017. Ultimately, we developed the analysis of the Parecer CNE/CP no 15/2017 and the BNCCs final version in the section that refers to Elementary school final grades. The triangulation of data identified curricular changes tied to the disciplines knowledge. The first change is the displacement from the emphasis in the disciplinary knowledge to the socioemotional competences expressed in skills, attitudes and values stated in BNCC. The second change is the attentions displacement from the teaching process to the learning process. Thus, we concluded that the silenced voices diverged from the curricular choices and the displacement moviments, aligned to the interests of the political-economic context. The voices effectively heard, consistent with these displacements, are legitimized and aligned to the statements of the international entities of the neoliberal capital. From that, we considered that the research contributes to expand the elements that base the reflections about the School History Knowledge on debates of Social History Curriculum. Furthermore, we introduced a way to analyze the school history knowledge by putting attention on several aspects on distincts sources such as the justification for the presence of the component in the schools curriculum; the theoretical foundation chosen for the documents in the historiographic currents field; the structuring concepts selected to be taught; the organization of knowledge; the historiographic subjects and contents and the methodological processes of the historical investigation. The research thus provides elements for the critical reading of the final version of BNCC History and for future curricular selections, discussing its possible advances and limitations.
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Fecha de Publicación
2021-10-19