• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-19022020-110321
Documento
Autor
Nome completo
Jefferson Baptista dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Silva, Roberto da (Presidente)
Moura, Rogerio Adolfo de
Oliveira, Dennis de
Título em português
Produção audiovisual em contexto de vulnerabilidade como prática educativa libertadora
Palavras-chave em português
Arte-educação
Educação - tecnologia e hip-hop
Educomunicação
Pedagogia social
Socioeducação
Resumo em português
Este projeto teve como objetivo implementar uma proposta de intervenção socioeducativa em que a produção audiovisual em contexto de alta vulnerabilidade pudesse atuar com uma prática educativa capaz de colaborar no aumento da autonomia, emancipação e liberdade de adolescentes e jovens da Zona Leste da cidade de São Paulo. Para tanto, foi realizado um planejamento audiovisual pautado nos paradigmas freirianos em diálogo com a teoria de Amartya Sen sobre desenvolvimento econômico como liberdade. Desta forma, foi realizada uma pesquisa de abordagem experimental, que contou com a pesquisa-ação como método e fez uso de diversos procedimentos de pesquisa pautados na Pedagogia Social, contando como práxis educativa a Educomunicação.
Título em inglês
Audiovisual production in the context of vulnerability as a liberating educational practice
Palavras-chave em inglês
Art-education
Education - technology and hip hop
Educommunication
Social pedagogy
Socio-education
Resumo em inglês
This project aimed at implementing a proposal for socio-educational intervention in which audiovisual production in a context of high vulnerability could act as educational practice able to assist in raising autonomy, emancipation and freedom of adolescents and young adults from the East zone of São Paulo. For this purpose, audiovisual planning was conducted, based on Freires paradigms in connection with Amartya Sens theory of economical development and freedom. Thus, research with experimental approach was carried out, which relied on research-action as method and made use of several research procedures based on Social Pedagogy, having Educommunication as educational praxis.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-01-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.