• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-17122009-080005
Documento
Autor
Nombre completo
Claudia Maria Rodrigues Alonso
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado
Teixeira, Ana Maria Lima
Título en portugués
Biblioteca escolar: um espaço necessário para leitura na escola
Palabras clave en portugués
biblioteca escolar
formação do professor
leitura
Resumen en portugués
Esta dissertação pretende, a partir de uma revisão de literatura e da análise dos dados coletados pelos alunos da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, colocar em pauta algumas questões relativas ao trabalho de leitura na escola e ao papel da biblioteca escolar na formação do leitor literário nos dias de hoje. Procede-se a uma análise dos documentos oficiais que norteiam a ação das escolas para perceber como são debatidos os assuntos objeto de nossa pesquisa. Busca-se compreender como a biblioteca escolar está inserida na escola, e levantar pontos relativos à formação inicial e continuada do professor no que tange à formação do leitor na escola e à biblioteca escolar. Em seguida, busca-se resgatar exemplos de sucesso de planos educacionais de outros países, a saber, Portugal e França, e suas políticas públicas direcionadas para esse espaço pedagógico. Procura-se identificar qual o conceito atual de biblioteca escolar e como é a formação do professor responsável pela biblioteca no ensino básico. Ao compreender essa relação biblioteca escolar-leitura-professor-alunos, pretendemos levantar questões pertinentes aos temas norteadores dessa pesquisa tanto na formação inicial quanto na continuada dos professores que trabalham com leitura na escola.
Título en inglés
School library: space needed for reading in school
Palabras clave en inglés
reading
school library
teacher
Resumen en inglés
This dissertation aims at raising some discussions related to the work done in schools today when it comes to reading and the role of the library in the formation of the students as readers nowadays. In order to do that, we aim at reviewing the actual literature and analyze the data collected by the under-graduate students of Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa at the Universidade de São Paulo. The starting point is the analysis of the official documents that regulate schools in order to understand the way the topic presented here is discussed today. We seek to understand how the library is part of the school and raise topics related to the initial and continuous formation of the teacher in relation to the formation of the student-reader and the school library. Following this, we intend to present successful examples and educations plans, such as Portugal and France and their public policies on libraries as public spaces. It is intended to identify the concept of the library in schools and the background of the responsible teacher for the library. By understanding this relation library-reading-teacher-students, we aim at raising pertinent questions to the topics of this research not only for the teachers in the initial moments of their formation, but also for the teachers in continuous formation that work with reading in schools.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-01-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.