• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-17102022-165555
Documento
Autor
Nome completo
Fabiana Andréa Dias Jacobik
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado de (Presidente)
Iannace, Ricardo
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Silva, Vivian Batista da
Souza, Marilene Proença Rebello de
Título em português
Saberes concernentes às práticas de leitura no ensino fundamental: um percurso de formação de professores
Palavras-chave em português
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental I e II
Formação de professores
Leitura
Texto informativo e texto literário
Resumo em português
Este trabalho apresenta um percurso de formação de professores desenvolvido numa escola pública do município de São Paulo, durante um período de dois anos, nos quais estabelecemos um diálogo com um grupo de professores de Ensino Fundamental I e II e, por meio de uma pesquisa-ação-etnográfica (ANDRÉ, 1997 e THIOLLENT, 1992), nos dedicamos coletivamente a estudar as naturezas de textos utilizados como propostas de ensino da leitura para crianças e adolescentes, e quais os objetivos e metodologias de trabalho são estabelecidos para que as aprendizagens dos alunos aconteçam. Diante da realidade brasileira, em que 48% de nossa população pode ser considerada não leitora, e que metade dos estudantes brasileiros com 15 anos não consegue atingir o nível básico de leitura (FAILLA, 2021), é importante destacar o papel de cada professor no ensino da leitura uma vez que, ao utilizar textos em suas aulas, todo professor se torna modelo de leitor e ensina a ler. Para a coleta dos dados, realizamos estudos, planejamentos de aulas e revisões desses planejamentos. Toda a discussão constituiu um corpus importante para pensar sobre os processos de reflexão e aprendizagem dos professores, que acontecem simultaneamente às suas atividades de ensino (GÓMEZ, 1992; NÓVOA, 1992; SCHÖN, 1992; ZEICHNER, 1992). A pesquisa proporcionou aos sujeitos envolvidos um processo de reflexão que trouxe à luz vários saberes necessários às práticas de ensino da leitura, num processo que procurou superar a ideia de uma formação dos professores em termos unicamente de como fazer, levando os profissionais a tentar compreender o que fazer e por que fazer. Refletir sobre a formação de professores para além dos modelos que dividem os que pensam e os que praticam é fundamental, uma vez que as ações de ensino são situadas e devem ser construídas artesanalmente considerando os sujeitos envolvidos e os contextos nos quais se realizam.
Título em inglês
Knowledge concerning reading practices in elementary school: teacher education path
Palavras-chave em inglês
Elementary school I and II
Informational text and literary text
Reading
Teacher training
Teaching and learning
Resumo em inglês
This work presents a course of teacher training developed in a public school in the city of São Paulo, during a period of two years, in which we established a dialogue with a group of teachers of Elementary School I and II (students from 6 to 15 years old) and, through a research- ethnographic action (ANDRÉ, 1997 and THIOLLENT, 1992), we are collectively dedicated to studying the nature of texts used as proposals for teaching reading for children and adolescents, and what objectives and work methodologies are established so that students' learning can take place. Given the Brazilian reality, in which 48% of our population can be considered non-readers, and that half of Brazilian students aged 15 years cannot reach the basic level of reading (FAILLA, 2021), it was important to highlight the role of each teacher in teaching reading since, by using texts in their classes, every teacher becomes a model reader and teaches reading. For data collection, we carried out studies, lesson plans and reviews of these plans. The entire discussion constituted an important corpus for thinking about the reflection and learning processes of teachers, which take place simultaneously with their teaching activities (GÓMEZ, 1992; NÓVOA, 1992; SCHÖN, 1992; ZEICHNER, 1992). The research provided the subjects involved with a process of reflection that brought to light various knowledge necessary for the practices of teaching reading, in a process that sought to overcome the idea of teacher training in terms solely of how to do it, leading professionals to try to understand the what to do and why to do it. Reflecting on teacher training beyond the models that divide those who think and those who practice is fundamental, since teaching actions are contingent and craft made, considering the subjects involved and the contexts in which they are carried out.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-10-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.