• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.48.2012.tde-17072012-104129
Document
Auteur
Nom complet
Ana Luiza Grillo Balassiano
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Hilsdorf, Maria Lucia Spedo (Président)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Dantes, Maria Amelia Mascarenhas
Faria, Lia Ciomar Macedo de
Manso, Brigitte Bentolila de Assis
Titre en portugais
Liceu Francês do Rio de Janeiro (1915-1965): instituições escolares e difusão da cultura francesa no exterior
Mots-clés en portugais
Arquivo escolar
Difusão cultural
Instituições escolares
Liceus franceses
Modelos pedagógicos
Política cultural
Redes de sociabilidade e circulação
Resumé en portugais
Esta pesquisa pretendeu compreender o processo de constituição, criação e desenvolvimento do Lycée Français ao Colégio Franco Brasileiro no recorte temporal que se inicia no ano de 1915 e termina no seu cinqüentenário, no ano de 1965, utilizando como fonte um repertório diversificado de documentos localizados em arquivos franceses e brasileiros. A construção deste repertório apontou que nosso objeto deveria ser focalizado sob três temporalidades distintas: Lycée Français, Liceu Franco- Brasileiro, e Colégio Franco-Brasileiro a partir de uma história institucional que se apresentou articulada em torno de três personagens centrais: Claude Alexandre Brigole, Georges Dumas e Renato Almeida, associados a cada um desses momentos. Procuramos entender a existência da instituição escolar situada nos contextos franceses e brasileiros ao longo do período analisado, acionando uma perspectiva meso de análise, que indicou olhar para o processo no movimento de escala macro e micro das relações entre educação e história franco-brasileira.
Titre en anglais
The French Lyceum in Rio de Janeiro (1915-1965): school institutions and diffusion of French culture abroad
Mots-clés en anglais
And circulation
Cultural diffusion
Cultural politics
French Lyceums
Pedagogical models
School archives
School institutions
Sites of sociability
Resumé en anglais
It is an object of this research to understand the process of constitution, creation and development of French Lyceum to Colégio Franco-Brasileiro in the time frame that starts in 1915 and ends in its 50th anniversary, in 1965, using a diverse repertoire of periodicals and archives Frenchs and Brazilians as information source. The elaboration of this compilation showed that our object should be focuses on three distinct temporalities: Lycée Français, Liceu Franco-Brasileiro and Colégio Franco-Brasileiro, starting from the institutions history focused on three major characters: Claude Alexandre Brigole, Georges Dumas and Renato Almeida, associated with each of these moments. This research seeks to understand the existence of the school located in the French and Brazilian contexts in the long time frame analyzed from a meso perspective, showing that the transition process in macro and micro scales of the relationship between education and French-Brazilian history must be observed.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
corpo_rev.pdf (6.12 Mbytes)
intro_rev.pdf (132.96 Kbytes)
Date de Publication
2012-07-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.