• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.48.2012.tde-17072012-104129
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Luiza Grillo Balassiano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Hilsdorf, Maria Lucia Spedo (Presidente)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Dantes, Maria Amelia Mascarenhas
Faria, Lia Ciomar Macedo de
Manso, Brigitte Bentolila de Assis
Título en portugués
Liceu Francês do Rio de Janeiro (1915-1965): instituições escolares e difusão da cultura francesa no exterior
Palabras clave en portugués
Arquivo escolar
Difusão cultural
Instituições escolares
Liceus franceses
Modelos pedagógicos
Política cultural
Redes de sociabilidade e circulação
Resumen en portugués
Esta pesquisa pretendeu compreender o processo de constituição, criação e desenvolvimento do Lycée Français ao Colégio Franco Brasileiro no recorte temporal que se inicia no ano de 1915 e termina no seu cinqüentenário, no ano de 1965, utilizando como fonte um repertório diversificado de documentos localizados em arquivos franceses e brasileiros. A construção deste repertório apontou que nosso objeto deveria ser focalizado sob três temporalidades distintas: Lycée Français, Liceu Franco- Brasileiro, e Colégio Franco-Brasileiro a partir de uma história institucional que se apresentou articulada em torno de três personagens centrais: Claude Alexandre Brigole, Georges Dumas e Renato Almeida, associados a cada um desses momentos. Procuramos entender a existência da instituição escolar situada nos contextos franceses e brasileiros ao longo do período analisado, acionando uma perspectiva meso de análise, que indicou olhar para o processo no movimento de escala macro e micro das relações entre educação e história franco-brasileira.
Título en inglés
The French Lyceum in Rio de Janeiro (1915-1965): school institutions and diffusion of French culture abroad
Palabras clave en inglés
And circulation
Cultural diffusion
Cultural politics
French Lyceums
Pedagogical models
School archives
School institutions
Sites of sociability
Resumen en inglés
It is an object of this research to understand the process of constitution, creation and development of French Lyceum to Colégio Franco-Brasileiro in the time frame that starts in 1915 and ends in its 50th anniversary, in 1965, using a diverse repertoire of periodicals and archives Frenchs and Brazilians as information source. The elaboration of this compilation showed that our object should be focuses on three distinct temporalities: Lycée Français, Liceu Franco-Brasileiro and Colégio Franco-Brasileiro, starting from the institutions history focused on three major characters: Claude Alexandre Brigole, Georges Dumas and Renato Almeida, associated with each of these moments. This research seeks to understand the existence of the school located in the French and Brazilian contexts in the long time frame analyzed from a meso perspective, showing that the transition process in macro and micro scales of the relationship between education and French-Brazilian history must be observed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
corpo_rev.pdf (6.12 Mbytes)
intro_rev.pdf (132.96 Kbytes)
Fecha de Publicación
2012-07-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.