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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.48.2008.tde-17062008-152027
Document
Auteur
Nom complet
Vânia de Fátima Noronha Alves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Porto, Maria do Rosario Silveira (Président)
Atihé, Eliana Braga Aloia
Barros, Joao de Deus Vieira
Botelho, Denise Maria
Perez, Lea Freitas
Titre en portugais
Os festejos do reinado de Nossa Senhora do Rosário em Belo Horizonte/MG: práticas simbólicas e educativas.
Mots-clés en portugais
Arquétipo da Grande-Mãe
Congado
Festa
Imaginário
Mito
Nossa Senhora do Rosário
Práticas educativas
Resumé en portugais
Este estudo partiu da premissa que toda prática social é uma prática simbólica, portanto, educativa. Teve como foco de análise o Reinado de Nossa Senhora do Rosário (também conhecido como Congado), manifestação católica, típica dos negros, popular e importante em nosso Estado, tanto no interior quanto na capital, que aqui privilegia alguns grupos da cidade de Belo Horizonte. Esta manifestação se funda em uma narrativa mítica em torno da Santa de mesmo nome e constitui o imaginário de seus devotos. Dito de outro modo, por meio da narrativa, os devotos de Nossa Senhora do Rosário (os Filhos do rosário) definem não só a sua crença como todo seu modus vivendi. Estamos diante de uma prática social educativa (abusando da redundância). O estudo teve como perguntas mobilizadoras: que imagens estão presentes no mito de Nossa Senhora do Rosário? Como essas imagens constituem o modus vivendi de todos aqueles que seguem o rosário de Maria? Que significantes elas concretizam no imaginário de seus devotos? Como se dão os processos educativos na construção desse imaginário? Seu principal objetivo foi analisar as imagens míticas do Reinado, investigando as modulações entre o imaginário, o mito, a festa e as práticas educativas que lhes são intrínsecas. Para isso, elegeu como base epistemológica o paradigma da complexidade, e dentro dele, as teorias da antropologia do imaginário, da psicologia profunda e da festa. Os principais autores que alicerçaram este estudo foram Edgar Morin, Joseph Campbell, Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Jean Duvignaud, Erich Neumann e Edward Whitmont. Este referencial teórico permitiu analisar o arquétipo da Grande-Mãe e seu desdobramento na vida dos congadeiros. Assim, os objetivos propostos para o estudo foram alcançados. Espera-se que os resultados encontrados possam contribuir para com os conhecimentos sobre as comunidades afrodescendentes, ampliando a nossa compreensão da sociedade, de educação e de nós mesmos.
Titre en anglais
The celebrations of Nossa Senhora do Rosário's reign in Belo Horizonte/MG: symbolic and educational practices.
Mots-clés en anglais
Archetype of Our Great Lady
Celebration.
Conception
Congado
Educational practices
Myth
Nossa Senhora do Rosário
Resumé en anglais
This study has assumed that all social practice is symbolic, therefore, an educational practice. Its focus of analysis is Nossa Senhora do Rosário's reign (Our Lady Rosario's reign) - also known as "Congado" (folk and religious dance), in Belo Horizonte/MG - that is a demonstration that privilege some groups of people in this city. This demonstration is typical of Afro-Brazilian people and it is very popular and important in the State of Minas Gerais, not only in the capital as well in other cities of the State. Its origin is based on the mythical narrative concerning the Saint Rosario and represents the conception of the Saint's devout. It means that Nossa Senhora do Rosário's devout (the sons of rosary) define not only their beliefs as well their modus vivendi through that narrative. This study calls in questions some considerations such as: Which images are present in the myth of Nossa Senhora do Rosário? How do these images consist the modus vivendi for all those people who follow Maria's rosary? How do these images become real or concrete in the devout's minds? How do the educational processes happen in the construction of this conception? Then, this study mainly aims to analyze the mythical images of that reign, investigating the modulations occurred in the conception, the myth and the celebration related to their educational processes. For that, the paradigm of complexity was chosen as an epistemological basis and inside it, the theories involving imaginary anthropology, profound psychology and the celebration. Besides, this study was based on preliminary studies of several authors, such as: Edgar Morin, Joseph Campbell, Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Jean Duvignaud, Eerich Neumann and Edward Whitmong. These theoretical references allowed to analyze the archetype of Grande-Mãe (Our Great Lady) and its influence in the "congadeiros" (conga dancers)' life. Then, the proposed objectives for this study were successful. The found results are expected to contribute to the knowledge about afro-descendant communities, enlarging our comprehension about society and education and even about ourselves.
 
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Date de Publication
2008-07-11
 
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