• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-17052022-144405
Document
Auteur
Nom complet
Josineide Alves da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Setton, Maria da Graca Jacintho (Président)
Bueno, Paula Alexandra Reis
Camelo, Midori Hijioka
Duarte, Rosalia Maria
Mogadouro, Claudia de Almeida
Titre en portugais
Reflexões acerca da educação e o cinema: breves contribuições para a pedagogia da escola contemporânea
Mots-clés en portugais
Cinema
Ensino e aprendizagem
Formação audiovisual de professores
Resumé en portugais
Este estudo tem por objetivo desenvolver uma disciplina na interface da educação e o cinema que possa compor os currículos dos cursos de graduação em Pedagogia e demais licenciaturas no país. Trata-se de um estudo com ênfase central no cinema, na tentativa de levantar conhecimentos teóricos e práticas pedagógicas elencadas como prioritárias na formação audiovisual docente. Tal estudo justifica-se tendo em vista a Lei nº 13.006, sancionada em 26 de junho de 2014, que determina a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de ensino básico por, no mínimo, duas horas mensais. Parte-se do pressuposto de que o cinema, como objeto da indústria midiática, opera como uma matriz de cultura e que, na qualidade de produção humana, pode se destacar como: a) uma linguagem artística produtora de sentido; b) uma técnica de registro, portadora de estética/linguagem passível de ser usada como documento sócio-histórico; c) além disso, pode se destacar como produção simbólica, uma vez que apresenta ideologias diversas, permitindo identificar perspectivas filosóficas, históricas e culturais que abrem o diálogo com o público, ampliando sua capacidade crítica e criativa. Para desenvolver a investigação, realizamos uma pesquisa documental nas produções acadêmicas registradas em instituições científicas e periódicos que cultivam a interface da educação e o cinema com base nos trabalhos de Lakatos e Marconi (2010); Ludke e André (1986); entre outros. Cabe destacar que os estudos bibliográficos centrados em teorias específicas do cinema na qualidade de arte, comunicação e indústria cultural, explorados por Turner (1997); Kellner (2001); Duarte (2002); Xavier (2003); Bergala (2008); Napolitano (2009); Thiel (2009); Bordwell e Thompson (2013); Fresquet (2013); bem como os trabalhos na área de Sociologia, mais especificamente as contribuições de Sorlin (1994); Fischer (2007); Setton (2010); além de pesquisas no campo da Educação como Gadotti (2005); Libâneo (2013); Nóvoa (2017); farão parte do escopo teórico desta investigação. Como resultado, espera-se construir conhecimento sistemático a respeito de teorias cinematográficas, da análise de iniciativas acerca da formação audiovisual docente relacionadas ao cinema, a fim de subsidiar o desenvolvimento de uma disciplina para integrar a grade curricular dos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas no país.
Titre en anglais
Reflections on education and cinema: brief contributions to the pedagogy of contemporary school
Mots-clés en anglais
Audiovisual teacher training
Cinema
Teaching and learning
Resumé en anglais
This study aims to develop a discipline at the interface of education and cinema that can compose the curricula of undergraduate courses in Pedagogy and other degrees in the country. This is a study with a central emphasis on cinema, to raise theoretical knowledge and pedagogical practices listed as priorities in audiovisual teacher training. This study is justified in view of Law No. 13.006, enacted on June 26, 2014, which determines the exhibition of films of national production in elementary schools for at least two hours per month. It starts from the assumption that cinema, as an object of the media industry, operates as a matrix of culture and that, as a human production, it can stand out as: a) an artistic language that produces meaning; b) a recording technique, bearing an aesthetic/language that can be used as a socio-historical document; c) in addition, it can stand out as a symbolic production, since it presents different ideologies, allowing the identification of philosophical, historical and cultural perspectives that open dialogue with the public, expanding its critical and creative capacity. To develop the research, we carried out documentary research on academic productions registered in scientific and periodic institutions that cultivate the interface of education and cinema based on the works of Lakatos and Marconi (2010); Ludke and André (1986); between others. It is worth noting that the bibliographic studies focused on specific theories of cinema in the quality of art, communication and cultural industry, explored by Turner (1997); Kellner (2001); Duarte (2002); Xavier (2003); Bergala (2008); Napolitano (2009); Thiel (2009); Bordwell and Thompson (2013); Fresquet (2013); as well as works in the field of Sociology, more specifically the contributions of Sorlin (1994); Fischer (2007); Setton (2010); in addition to research in the field of Education such as Gadotti (2005); Libâneo (2013); Nóvoa (2017); will be part of the theoretical scope of this investigation. As a result, it is expected to build systematic knowledge about cinematographic theories, the analysis of initiatives about audiovisual teacher training related to cinema, to subsidize the development of a discipline to integrate the curriculum of Pedagogy courses and other degrees in the country.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.