• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-17022021-130152
Documento
Autor
Nombre completo
Maria de Lourdes Leal dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Catani, Denice Barbara (Presidente)
Almeida, André Luiz Boccato de
Gatti Junior, Decio
Inácio Filho, Geraldo
Lima, Ana Laura Godinho
Título en portugués
Docência e memória: elos da formação humanista das Faculdades Integradas SantoTomás de Aquino (1960-1980)
Palabras clave en portugués
FISTA
Formação docente humanista
Memória
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem por objetivo compreender e analisar as concepções e práticas predominantes na história da formação docente humanista das Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino, FISTA, de Uberaba, Minas Gerais, única instituição confessional de ensino superior no Brasil, criada e administrada pelas Irmãs Dominicanas, da Congregação Nossa Senhora do Rosário de Monteils, com origem na França. As concepções de homem, de sociedade, de mundo e educação eram evidenciadas no currículo humanista em que o estudo reflexivo e a prática pensada já se colocavam como princípios fundamentais. Quais eram os sujeitos? Quais os valores que permearam a prática institucional da FISTA? O que era feito em relação à formação docente universitária? Por que se fazia? Quais as formas de condução das práticas num movimento que traduzia (singular movimento) as relações de saber e poder? Nessa perspectiva, os depoimentos foram fundamentais e reveladores de uma memória coletiva, com aspectos significativos dos campos social, econômico e cultural. Os relatos autobiográficos provocaram inquietações sobre a memória, as representações de docência, habitus e valores assumidos pelos ex-alunos e ex-professores da FISTA na construção de suas identidades profissionais. À luz da teoria sociológica de Bourdieu apreendemos conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capital cultural, violência simbólica e reprodução social que ampliaram a análise das práticas e saberes vivenciados pelos egressos, assim como da história da Igreja, do ensino superior, da ditadura militar no recorte temporal de 1960 a 1980. Acredita-se que este estudo possa contribuir com uma concepção antropológica de currículo em que o conhecimento, o saber e a cultura tendem essencialmente a humanizar as relações entre os sujeitos. As instituições escolares inserem-se no campo que não as deixam perdidas no tempo ou espaço. Constituem fontes de pesquisa por meio das histórias conectadas, do diálogo entre as culturas, saberes, interdependências, avanços e desafios que ligam o passado ao presente.
Título en inglés
Teaching and memory: links in the humanist education of Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino (1960- 1980) in Uberaba, MG
Palabras clave en inglés
FISTA
Humanist teaching formation
Memory
Resumen en inglés
This research aims to understand and analyze the prevailing conceptions and practices in the history of humanist teaching formation of the Saint Tomás the Aquino Integrated Faculties, FISTA, of Uberaba, Minas Gerais, the only confessional institution of higher education in Brazil, created and administered by the Dominican Sisters, from the Congregation of Our Lady of the Rosary of Monteils, originating in France. The conceptions of man, society, world and education were evidenced in the humanist curriculum in which reflective study and thought practice were already placed as fundamental principles. What were the subjects? What values permeated FISTA's institutional practice? What was done about university teacher education? Why was it done? What are the ways of conducting practices in a singular movement that translated the relations of knowledge and power? In this perspective, the statements were fundamental and revealing a collective memory, with significant aspects of the social, economic and cultural fields. The autobiographical reports provoked concerns about the memory, the representations of teaching, habitus and values assumed by FISTA's students and teachers in the construction of their professional identities. In the light of Bourdieu's sociological theory, we grasp concepts such as habitus, practice, strategy, field, cultural capital, symbolic violence and social reproduction that broadened the analysis of the practices and knowledge experienced by the graduates, as well as the history of the Church, higher education, military dictatorship in the time frame from 1960 to 1980. It is believed that this study can contribute to an anthropological conception of curriculum in which knowledge, knowledge and culture tend to essentially humanize the relations between the subjects. School institutions are inserted in the field that do not leave them lost in time or space. They are sources of research through connected stories, dialogue between cultures, knowledge, interdependencies, advances and challenges that link the past to the present.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-02-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.