• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2013.tde-16102013-134515
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Rodrigues Hernandez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Pietri, Emerson de (Presidente)
Antunes, Angela Maria Biz Rosa
Vares, Sidnei Ferreira de
Título em português
Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogia
Palavras-chave em português
Cultura
Ecopedagogia
Educomunicação
Memória
Pedagogia social
Resumo em português
Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as atividades desenvolvidas no Projeto JovemPaz: construção intercultural da paz e da sustentabilidade, ocorrido em Osasco, São Paulo, e no Vale do Ribeira, entre os anos de 2002 e 2004. Esta pesquisa teve como objeto a análise do desenvolvimento de uma práxis de Educação Social no Projeto JovemPaz que se ancorou na Cultura e Educomunicação A nossa pesquisa abarcou o trabalho com as categorias de Ecopedagogia e Memória, incidindo suas investigações sobre as práticas de Leitura do Mundo desencadeadas na realização do Projeto JovemPaz. Nosso campo de pesquisa abrangeu o resgate das memórias dos participantes do Projeto de onde foram desencadeadas as análises das categorias de Memória e Leitura do Mundo. Essas categorias foram advindas dos estudos de ANTUNES (2000), FREIRE (1997) e PADILHA (2001). A partir desse objeto mais amplo, esperou-se poder refletir sobre a forma como a metodologia de ensino da Leitura do Mundo poderia ser contemplada na construção e interação propiciada pelo Projeto JovemPaz, possibilitando a fala e a escuta dos sujeitos envolvidos no Projeto, tendo em vista um estudo de suas trajetórias individuais e memórias construídas em torno do mesmo. Nossa metodologia de pesquisa foi qualitativa, constituída pela coleta dos depoimentos ressoantes advindos da pesquisa de ACCIOLY & SILVA (2005). Essa categoria de análise foi engendrada como reverberação dos fatos ocorridos nas vidas dos sujeitos entrevistados. Nossa pesquisa obteve como resultados a indicação de que, ao participar do Projeto JovemPaz, os cidadãos e cidadãs das diferentes localidades onde se realizou o projeto puderam ler sua realidade, registrar seu contorno na construção intercultural da paz e da sustentabilidade.
Título em inglês
Culture, Education and social educommunication JovemPaz the project: memory and ecopedagogy
Palavras-chave em inglês
Culture
Ecopedagogy
Educomunication
Memory
Social education
Resumo em inglês
This research aimed to investigate the activities of the Project JovemPaz: building intercultural peace and sustainability, held in Osasco, São Paulo, and in the Ribeira Valley, between the years 2002 and 2004. Our research encompassed work with the categories of "Ecopedagogy" and "Memory", focusing his research on the practices of "Reading the World" triggered the completion of Project JovemPaz. Our field research covered the rescue of the memories of the participants of Project which were triggered analyzes the categories of Memory and Reading World. These categories were arising from studies of ANTUNES (2000), Freire (1997) and PADILHA (2001). From this broader object, was expected to be able to reflect on how the teaching methodology of "Reading the World" could be included in the construction and interaction provided by Project JovemPaz, allowing speech and listening of the subjects involved in the project, having seen in a study of their individual careers and memories built around it. Our research methodology was qualitative, consisting of the collection of "testimonials resounding" derived from research of ACCIOLY & SILVA (2005). This category of analysis was engendered as reverberation of the events in the lives of the individuals. Our research results obtained as an indication that, by participating in the Project JovemPaz, the citizens of the different localities where they held the project could "read" your reality, register your outline in building intercultural peace and sustainability. Accordingly, it was found that, in interpreting the world, these guys might know your reality, turning their gaze on their own communities.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-10-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.