• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.48.2013.tde-16092013-122708
Document
Author
Full name
Juliana Trindade Barbaceli
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2013
Supervisor
Committee
Souza, Denise Trento Rebello de (President)
Moraes, Teresa Cristina Rebolho Rego de
Sarti, Flavia Medeiros
Title in Portuguese
Da identidade universitária à identidade profissional docente: a FEUSP e a formação inicial de professores para os primeiros anos de escolarização
Keywords in Portuguese
Formação de professores
Identidade docente
Identidade universitária
Universidade
Abstract in Portuguese
Este trabalho visa entender como se configura a identidade profissional docente durante a formação inicial, especificamente a identidade dos docentes formados no curso de pedagogia da Universidade de São Paulo. Ao realizar uma pesquisa com estudantes de pedagogia, buscamos conhecer melhor sua realidade e analisar como, durante a formação profissional inicial, ocorre o início da formação de uma identidade profissional e como esse processo se relaciona com as transformações educacionais (leis, projetos, papel atribuído e imag`em associada ao professor) presentes em diferentes momentos da história brasileira. Por meio de uma revisão bibliográfica e histórica foi possível compreender de que forma ocorreram mudanças estruturais nesta área e como a identidade docente modificou-se a partir delas. Realizamos também uma revisão do conceito de identidade a partir de diferentes perspectivas e adotamos neste trabalho a abordagem da psicologia sócio-histórica como fundamentação teórica. Além disso, foram realizadas entrevistas e questionários com estudantes do curso de pedagogia. Os dados obtidos a partir desses instrumentos são analisados a partir de dois conceitos principais: o conceito de vozes, de Bakhtin (1997, 1998), e o de gênero, de Clot(2007). Utilizamos a ideia de papéis docentes como referência a representações sociais históricas sobre a profissão docente e o trabalho de Campos (2004) sobre formação por competências, é utilizado para a apresentação de um novo tipo de professor ideal o professor polivalente ideia presente no discurso dos estudantes entrevistados. Assim, pudemos identificar aspectos presentes no curso de graduação em pedagogia da Universidade de São Paulo que contribuem para a constituição de uma identidade profissional docente em seus alunos. As análises dos dados elucidaram uma função primordial das instituições universitárias: a aproximação dos estudantes com o gênero docente, processo que ocorre durante o curso de graduação, constitui a identidade universitária desses sujeitos e continua a acompanhá-los em sua atividade profissional.
Title in English
From students identity to teachers professional identity: the FEUSP and the primary school teacher education at university level
Keywords in English
Students identity
Teachers identity
Teaching education
University
Abstract in English
This work seek to understand how teachers professional identity is developed during undergraduate courses. Researching students of Pedagogy course at São Paulo University , we intent to know their reality and understand how, during their initial teaching education, the begining of a professional identity is developed and how that process is related to educational legal changes, teachers representation and professionality. It presents a theoretical discussion on the concept of identity , and we adopt, in this work, the social historical approach. The investigation includes an empirical study and bibliographical review. The data of enterviews and surveys are analysed based on two concepts: voices, by Bakhtin (1997, 1998), and professional framework (genre), by Clot (2007). The idea of teachers roles refers to social and historical representations about teaching and the paper of Campos (2004) about the concept of competences on teachers education presents a new ideal role: the polyvalente teacher. In conclusion, this work identify the main function of university on teachers professional education: the students access to professional framework (genre), witch is an essencial aspect of the constitution of students identity and remain in teachers professional identity.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2013-09-24
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
Centro de Informática de São Carlos
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2022. All rights reserved.