• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2009.tde-15092009-153720
Documento
Autor
Nome completo
Maria Clara Lopes Saboya
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Marilia Pinto de (Presidente)
Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto
Citeli, Maria Teresa
Lombardi, Maria Rosa
Schilling, Flavia Ines
Título em português
Alunas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação: estudar, inventar, resistir
Palavras-chave em português
ciência e tecnologia (C&T)
discriminação
ensino superior
preconceito
relações de gênero
Resumo em português
Este estudo tem como objetivo analisar como se dá a inserção e a vivência cotidiana de um grupo de mulheres em sala de aula nos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação em uma faculdade localizada na Região Metropolitana de São Paulo RMSP, investigando os obstáculos enfrentados por elas nesses cursos e considerando as estratégias que utilizam para se manterem neles. Foram realizadas entrevistadas semi-estruturadas com 49 alunas, sendo sete do curso de Engenharia e 42 do curso de Computação. Com base na análise das entrevistas foi possível perceber não apenas as diferentes formas de exclusão a que ficam expostas as alunas desses cursos cujo corpo discente é em maioria do sexo masculino, mas também as táticas utilizadas por elas para conseguir permanecer no curso e enfrentar a discriminação e as atitudes preconceituosas de colegas e professores, em geral evitando o embate direto e inventando formas sutis de convivência com as adversidades em sala de aula.
Título em inglês
Female Students of Electrical Engineering and Computer Science: studying, inventing, resisting
Palavras-chave em inglês
discrimination
gender relations
higher education
prejudice
science and technology (S&T)
Resumo em inglês
This study aims to examine the insertion and daily life of a group of women in the classroom in the courses of Electrical Engineering and Computer Science at a college located in the metropolitan region of Sao Paulo - RMSP. It investigates the obstacles faced by them in these courses and the strategies they use to remain in them. We performed semi-structured interviews with 49 students, seven students of Engineering and 42 students of computing. Based on the analysis of the interviews, we could comprehend not only the different forms of exclusion that the female students of these courses are exposed to, in which the majority of students are male, but also the tactics they use to remain in the course and to deal with discrimination and biased attitudes of colleagues and teachers. In general, they avoid clash and invent subtle ways to co-exist with adversities in the classroom.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Anexos.pdf (113.65 Kbytes)
Inicio.pdf (126.99 Kbytes)
Tese.pdf (1.04 Mbytes)
Data de Publicação
2009-12-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.