• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2015.tde-15062015-144515
Documento
Autor
Nombre completo
Helena Lobo Freiberg
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Roberto, Lúcia Helena Sasseron (Presidente)
Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro
Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
Título en portugués
Elementos catalisadores para a promoção da negociação de sentidos
Palabras clave en portugués
Ensino de ciências
Negociação de sentidos
Resolução de problemas
Resumen en portugués
Neste trabalho, pretendemos discutir o papel da professora na negociação de sentidos entre seus alunos para a resolução de um problema em aula de ciências da natureza para o terceiro ano do Ensino Fundamental. Valendo-nos de estudos que tratam das relações entre pensamento e linguagem e da importância da linguagem para a construção e proposição de conhecimento científico, propomos Elementos Catalisadores para a Promoção da Negociação de Sentidos com o objetivo de analisar as interações entre a professora e os alunos. Nossa análise centra-se na investigação de uma aula em que os alunos devem resolver um desafio a eles proposto e buscamos compreender os processos pelos quais situações de resolução e condições de contorno são negociadas entre alunos e professora e como esta negociação contribui para a possível solução didática do problema. O embate em sala de aula se dá devido a possibilidades de resoluções reais e concretas apresentadas pelos estudantes que, se utilizadas, não permitem o tratamento de ideias e relações que se espera atingir com a proposta. Nossa análise revela o uso, pela professora, destes elementos catalisadores para a promoção de sentidos e também evidencia a utilização de estratégias diversas de negociação para que a construção de soluções pelos alunos possa ser plausível dentro do âmbito didático, revelando um conflito possíveis ações cotidianas e esperadas soluções didáticas para o problema em questão. Considerando que pensamento cotidiano e científico relacionam-se em processos de investigação, é possível afirmar que, neste caso, as situações discursivas foram centrais para o estabelecimento destas relações.
Título en inglés
Elements catalysts for the promotion of negotiation of meanings
Palabras clave en inglés
Negotiation of meanings
Problem solving
Science education
Resumen en inglés
In this work we intend to discuss the role of the teacher in the negotiation of meaning with the students in order to solve a problem. This was introduced in a third year of elementary school in the natural sciences class. Drawing on studies that address the relationship between thought and language and the importance of language for building scientific knowledge proposition, we propose "Elements catalysts for the Promotion of Senses Trading" in order to analyze the interactions between the teacher and students. Our analysis focuses on the investigation of a class in which students must solve a challenge to them proposed and we seek to understand the processes by which resolution of situations and boundary conditions are negotiated between students and teacher and how this contributes to the negotiation possible solution teaching of the problem. The clash in the classroom is due to possibilities of real and concrete resolutions submitted by students that, if used, do not allow the treatment of ideas and relations we hope to achieve with the proposal. Our analysis reveals the use, by the teacher, of these catalysts to promote sense making and also highlights the use of various trading strategies for the construction of solutions by students may be plausible within the educational context, revealing a possible conflict everyday actions and expected didactic solutions to the problem at hand. Whereas everyday and scientific thinking are related to research processes, it is clear that in this case, the discursive situations were central to the establishment of these relations.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CAPA.pdf (60.55 Kbytes)
CORPO.pdf (1.00 Mbytes)
Fecha de Publicación
2015-07-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.