• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.48.2011.tde-15062011-101817
Documento
Autor
Nombre completo
Patricia Teixeira Tavano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Almeida, Maria Isabel de (Presidente)
Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Mota, André
Título en portugués
Onde a morte se compraz em auxiliar a vida: a trajetória da disciplina de anatomia humana no currículo médico da primeira faculdade oficial de medicina de São Paulo - o período de Renato Locchi (1937-1955)
Palabras clave en portugués
anatomia humana
currículo médico
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
história das disciplinas escolares
Renato Locchi
Resumen en portugués
Esta dissertação visa à caracterização da Anatomia Humana enquanto disciplina no contexto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) no período de cátedra de Renato Locchi (1937-1955). Considerada ponto de convergência entre uma medicina mais mística e uma medicina mais objetiva, a Anatomia e a dissecação traçam trajetória sócio-histórica de proximidade com a profissão médica, constituindo-se em parte da racionalidade profissional, o que acaba por justificar sua constância nos currículos médicos embasado na imprescindibilidade do conhecimento do corpo-máquina humano para a plena execução das atividades deste profissional. Propõe-se aqui distinguir as características iniciais da constituição da Anatomia Humana enquanto disciplina nesta Instituição; determinar seu espaço de legitimidade curricular; estabelecer seus elementos constitutivos diante da documentação analisada; e discutir possíveis permanências e rupturas da disciplina no período de Renato Locchi. Para tanto, o estudo baseou-se nas teorias da construção sócio-histórica das disciplinas escolares, notadamente as discussões de André Chervel e Ivor Goodson, donde se elenca os elementos constitutivos de uma disciplina, a saber: as finalidades ou objetivos que direcionam as seleções disciplinares; os conteúdos de ensino; os métodos para a impregnação dos conteúdos e disciplina nos sujeitos-estudante; os exercícios e avaliações que fixam e verificam se a disciplina sensibilizou seus sujeitos; a comunidade representativa desta disciplina, que a defende e sustenta; e as tradições, que trazem para a disciplina novos integrantes e os mantém por se identificarem com elas. Estes elementos formam sua cultura disciplinar, cultura esta que apresenta uma face de unicidade à sociedade geral, porém, internamente é formada por diversas subculturas amalgamadas que disputam espaços e privilégios. Estas categorias foram utilizadas como referência para a análise da documentação resgatada nos acervos do Museu de Anatomia Humana Alfonso Bovero do ICB/USP e do Museu Histórico Carlos da Silva Lacaz da FMUSP, bem como os documentos da Assessoria Técnica Acadêmica dessa mesma Faculdade. Tendo como base a análise documental privilegiando fontes primárias, traçou-se o percurso de uma disciplina sustentada em uma forte retórica legitimadora empreendida por Renato Locchi, que distingue o espaço-tempo da cadeira em duas vertentes a Anatomia como campo de pesquisa e a Anatomia escolar, sendo esta composta por seleções históricas mediadas pela primeira. Com a organização da comunidade disciplinar, o redirecionamento das finalidades disciplinares, a revisão e ampliação dos conteúdos e o fortalecimento do método prático-dissecatório, Renato Locchi constrói a disciplina de Anatomia na FMUSP na acepção estrita do conceito.
Título en inglés
Where death delights to help the life: the history of the discipline of human anatomy in the medical curriculum of the first official medicine school of São Paulo - the period of Renato Locchi (1937-1955).
Palabras clave en inglés
history of school subjects
human anatomy
medical curriculum
Medicine School of University of São Paulo
Renato Locchi
Resumen en inglés
Where death delights to help the life: the history of the discipline of human anatomy in the medical curriculum of the first official medicine school of São Paulo - the period of Renato Locchi (1937-1955).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2011-06-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.