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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-15052013-162016
Documento
Autor
Nome completo
Gerson Heidrich da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Moraes, Teresa Cristina Rebolho Rego de (Presidente)
Baierl, Luzia de Fátima
Ballas, Yael Gotlieb
Esposito, Marilia Pontes
Oliveira, Marta Kohl de
Título em português
A supervisão como parte do processo de formação continuada do educador social: uma mediação necessária para a construção e desenvolvimento do trabalho socioeducativo
Palavras-chave em português
Educador social
Formação continuada
Mediação
Socioeducativo
Supervisão
Resumo em português
Esta tese, inserida nos campos da Psicologia e da Educação, tem como objetivo analisar a supervisão no contexto da formação continuada do educador social, verificando, a partir da perspectiva do próprio educador, se ela é fundamental para a sua formação crítica e reflexiva, assegurando-lhe a construção da sua autonomia para o trabalho socioeducativo. Para tanto, dois planos de estudos são percorridos: o teórico e o prático. No campo teórico, estuda-se autores que discutem a supervisão na educação formal, ou seja, a escolar, bem como no contexto do trabalho socioeducativo. A partir disso, apresentamos algumas características de um processo de supervisão que servem de referência para o desenvolvimento do segundo plano, o prático, o qual corresponde à pesquisa de campo, com a participação de seis educadores sociais, de nível universitário, atuantes na cidade de São Paulo e arredores, que já vivenciaram e/ou estão vivenciando um processo de supervisão voltado para a prática cotidiana. Por meio da análise do material disponibilizado pelos sujeitos, composto do relato de duas experiências de atendimentos realizados por eles, sendo um submetido à supervisão e outro não, e uma entrevista presencial, é verificado o sentido que esses educadores atribuem à supervisão para a sua formação. A análise desse material revela o que eles consideram fundamental: ter um espaço de supervisão que lhes permita e facilite a exposição das ações que realizam, bem como dos sentimentos que afloram durante o desenvolvimento dessas ações. Reivindicam, de certa forma, a necessidade de serem acolhidos (ou se sentirem acolhidos) em suas mais diversas manifestações, tanto de ordem teórica quanto emocional, o que remete à supervisão como um espaço de mediação voltado para a formação teórico-metodológica sem desconsiderar a humana, assegurando a construção de um sujeito crítico e reflexivo. Assim, nessa proposta de supervisão, destaca-se a importância de um supervisor mais experiente, estudioso, pesquisador e fomentador de pesquisas em relação à complexidade social e à prática socioeducativa. Nesse sentido, sua competência deve assegurar às suas intervenções o investimento nas potencialidades dos educadores sociais, contrapondo-se às carências instauradas no exercício da prática socioeducativa que, invariavelmente, têm levado à reificação dos que dela compartilham.
Título em inglês
Supervision as part of the process of continuing education of social educator: a mediation necessary for the construction and development of socioeducative work.
Palavras-chave em inglês
Continuing education
Mediation
Social educator
Socioeducative
Supervision
Resumo em inglês
This thesis, inserted in the fields of Psychology and Education, has as objective to analyse the supervision in the context of the continued formation of the social educator, verifying, from the perspective of the proper educator, if it is basic for its critical and reflexive formation, assuring the construction of their autonomy for the socioeducativo work. For this, two planes of studies are realized: theoretical and practical. In the theoretical field, study authors who discuss supervision in formal education and in the context of socioeducative work. From this, we present some characteristics of a supervision process that serve of reference for the development of the second plain, the practical, which correspond to research field, with the participation of six social educators, college level, working in the city of São Paulo and surroundings, who have experienced or are experiencing a process of supervision to developed practice. Through the analysis of the material from the subjects, compound the report of two experiences, being one subjected to supervision and not another, and an interview, is found that the meaning attributed to these educators for their training supervision. This analysis shows that they consider essential: to have a space of supervision that allows and facilitate them to exposure the performed actions, as well as the feelings that arise during the development of these actions. They vindicate the need to be received (or feel welcomed) in its various manifestations, both from a theoretical and emotional, which refer to supervision as space of mediation for the theoretical and methodological training of the social educators, without disregarding their human formation, ensuring the construction of a critical and reflective subject. Thus, this proposal of supervision shows the importance of an experienced supervisor, scholar, researcher and developer of research in relation to social complexity and socioeducative practice. His competence should ensure in his interventions the investment in the potential of the educators, as opposed to the lacks established at exercise of socioeducative work that invariably have led to the reification whose share this kind of practice.
 
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Data de Publicação
2013-05-29
 
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