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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-14072021-170449
Documento
Autor
Nombre completo
Josiane Acácia de Oliveira Marques
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Biccas, Maurilane de Souza (Presidente)
Freitas, Marcos Cezar de
Oliveira, Flávio Couto e Silva de
Valente, Wagner Rodrigues
Vidal, Diana Gonçalves
Título en portugués
O curso de especialização para o ensino de cegos do Instituto Caetano de Campos e o método de Decroly no ensino de matemática (1945-1966)
Palabras clave en portugués
Ensino de cegos
Escola Caetano de Campos
Matemática
Método Decroly
Zuleika de Barros Martins Ferreira
Resumen en portugués
A pesquisa de doutorado buscou compreender como foi instituído o curso de Especialização para o Ensino de Cegos no Instituto Caetano de Campos em São Paulo, em vigor de 1945 a 1966, e quais eram os métodos de ensino prescritos para a educação matemática de pessoas cegas. O corpus documental utilizado é constituído por documentos escolares, jornais, revista de ensino, documentos oficiais, fotografias, manuais pedagógicos, biografias, autobiografias, relatórios, correspondência, entre outras fontes documentais dos acervos do Arquivo da Escola Caetano de Campos, do Centro de Memória Dorina Nowill, da Hemeroteca Digital Brasileira e do Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. A análise foi feita sob a ótica da história cultural, a partir dos conceitos de circulação, apropriação, cultura escolar, histórias conectadas e rede de sociabilidade. O estudo permitiu construir uma narrativa histórica que considerou as conexões estabelecidas entre os sujeitos históricos e a escolarização de crianças cegas neste período. O cotejo das fontes identificou apropriações do método Centro de Interesse, idealizado por Ovide Decroly, nas orientações para o ensino de matemática aos alunos cegos. Este método considera o ensino ativo, lúdico e a partir do interesse da criança. Iniciava-se de uma situação-problema de necessidade cotidiana. Segue a tríade de ensino: Observação de objetos e/ou fenômenos; Associação do conhecimento prévio ao novo conhecimento; Expressão da criança sobre os conceitos aprendidos. Para as atividades, era indicado o uso de recursos didáticos com dupla finalidade: propor a experiência ao aluno e a leitura dos objetos por meio dos outros sentidos sensoriais. Era prescrito o ensino de conceito de número e de cálculo antes do uso de contadores mecânicos como o cubarítmo e o soroban. A catedrática responsável pela orientação matemática era a professora Zuleika de Barros Martins Ferreira, entusiasta do movimento da Escola Nova. Suas ideias foram apoiadas por Carolina Ribeiro e difundidas na década seguinte por Dorina Gouvêa Nowill. Essas prescrições para o ensino da disciplina vulgarizaram nas práticas de especialistas no ensino de pessoas cegas e os indícios estão presentes em nossa cultura escolar na atualidade.
Título en inglés
The specialization course for teaching the blind at Instituto Caetano de Campos and Decroly's method in mathematics teaching (1945-1966)
Palabras clave en inglés
Caetano de Campos School
Decroly method
Mathematics
Teaching the blind
Zuleika de Barros Martins Ferreira
Resumen en inglés
The doctoral research sought to understand how the Specialization course for the Teaching of the Blind was instituted at the Instituto Caetano de Campos in São Paulo, in force from 1945 to 1966, and what were the teaching methods prescribed for the mathematical education of blind people. A documentary corpus was used, consisting of school documents, newspapers, a teaching magazine, official documents, photographs, teaching manuals, biographies, autobiography, reports, correspondence, among other documentary sources. He benefited from the sources of the archives of the Caetano de Campos School Archive, the Dorina Nowill Memory Center, the Brazilian Digital Hemeroteca and the Institutional Repository of the Federal University of Santa Catarina. The analysis was made from the perspective of cultural history, based on the concepts of circulation, appropriation, school culture, connected stories and the sociability network. The study allowed us to build a historical narrative that considered the connections established between historical subjects and the schooling of blind children in this period. The comparison of the sources identified appropriations of the Center of Interest method, idealized by Ovide Decroly, in the guidelines for teaching mathematics to blind students. This method considered teaching to be active, playful and based on the child's interest. It started from a problem situation of daily necessity. The teaching triad followed: Observation of objects and / or phenomena; Association of knowledge prior to new knowledge; The child's expression about the concepts learned. For the activities, the use of didactic resources was indicated with a double purpose: to propose the experience to the student and the reading of the objects through the other sensory senses. The teaching of the concept of number and calculation was prescribed before the use of mechanical counters such as cubarithm and soroban. The professor responsible for the mathematical orientation was Professor Zuleika de Barros Martins Ferreira, an enthusiast of the Escola Nova movement. Her ideas were supported by Carolina Ribeiro and disseminated in the following decade by Dorina Gouvêa Nowill. These prescriptions for teaching this discipline have become commonplace in the practices of specialists in the teaching of blind people and the evidence is present in our school culture today.
 
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Fecha de Publicación
2021-07-14
 
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