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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-13102014-142934
Documento
Autor
Nome completo
Constanza Kaliks Guendelman
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Machado, Nilson Jose (Presidente)
D'Ambrosio, Ubiratan
Lauand, Luiz Jean
Macedo, Lino de
Pessoa Junior, Osvaldo Frota
 
Título em português
Desejo e percurso na construção do conhecimento: aspectos pedagógicos na obra de Nicolau de Cusa
Palavras-chave em português
conhecimento; desejo; busca e condução; ensino e aprendizagem
Resumo em português
Partindo do questionamento sobre a articulação entre desejo e conhecimento este trabalho é uma investigação teórica sobre a implicação intrínseca entre esses dois elementos centrais do aprendizado sob a perspectiva do filósofo Nicolau de Cusa. Em sua obra ele aborda a importância do desejo e do anseio para o percurso cognitivo e descreve esse percurso a partir de uma concepção de ser humano como ser em permanente transformação, em que os saberes adquiridos modificam a relação que ele estabelece com o mundo e consigo, entendendo que o saber é elemento constitutivo do homem e vai sendo construído a partir da consciência que o ser humano tem de seu próprio não-­ saber. Assim como a volição é determinante para a aquisição de saberes, também a condução é necessária para o aprendizado: Nicolau de Cusa desenvolve o conceito de manuductio condução pela mão e o caracteriza como um gesto de acompanhamento, em que aquele que conduz e o que é conduzido se relacionam de maneira dialógica e onde essa condução é oferecida na passagem entre o conhecido e o desconhecido. Desejo e manuductio são aspectos mobilizadores frente a um conhecimento que se sabe sempre provisório, ciente de sua incompletude e disposto a permanecer em constante movimento de procura e ampliação dos próprios horizontes. No discurso filosófico de Nicolau de Cusa encontramos elementos que contribuem de forma precisa e enriquecedora para questionamentos atuais do fazer educativo: o conceito de douta ignorância, a relação entre unidade e pluralidade, igualdade e diferença, transformação e conservação. A partir da leitura de sua obra questões contemporâneas ganham novos significados e a articulação entre desejo e conhecimento se apresenta em sua implicação ampla e decisiva para o ato de educar e para o percurso de ensino e aprendizado.
 
Título em inglês
Will and course in the construction of knowledge: pedagogical aspects in the work of Nicholas of Cusa
Palavras-chave em inglês
knowledge; will; search and guidance; teaching and learning
Resumo em inglês
Starting from the questioning about articulation between will and knowledge, the present work is a theoretical investigation about the intrinsic implication between these two central elements of learning under the perspective of the philosopher Nicholas of Cusa. In his work, he approaches the importance of will and longing to the cognitive course, and he describes this course from a conception of the human being as a being in permanent transformation, whose acquired knowledge modifies the relation established with the world and with himself. Knowledge is regarded as a constitutive element of man, one which is being developed from the conscience the human being has of his not-­knowing. Inasmuch as the volition is determined by the acquisition of different knowledge, the conduction is also necessary for the learning process. Nicholas of Cusa develops the concept of manuduction (manuductio) -­ guiding by hand -­ and he characterizes it as a gesture of accompaniment, in which the one who guides and the one who is being guided relate to each other in a dialogic manner. This guidance is offered during the transition between the known and the unknown. Will and manuduction are mover aspects in regard to a knowledge understood as temporary, conscious about its incompleteness and willing to remain in a permanent search and broadening movement of its own horizons. In the philosophical discourse of Nicholas of Cusa, we find elements which contribute in an accurate and enriching manner to the current questionings about the educative doing: the concept of learned ignorance, the relation between unit and plurality, equality and difference, transformation and conservation. From his work, contemporary issues earn new meanings and the articulation between will and knowledge presents itself in its vast and decisive implications, both for the act of educating and for the course of teaching and learning.
 
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Data de Publicação
2014-10-16
 
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