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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2008.tde-13062008-152228
Documento
Autor
Nome completo
Patrícia Claudia da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Silva, Nilce da (Presidente)
Chamlian, Helena Coharik
Hernandes, Vitoria Kachar
Título em português
Sem medo de ser falante: conquistas da oralidade por educandas idosas no MOVA-Guarulhos.
Palavras-chave em português
Alfabetização
Letramento a-funcional
Motivação
MOVA-Guarulhos
Sujeito idoso
Resumo em português
A presente dissertação consiste em um estudo sobre a motivação de pessoas idosas para freqüentar um núcleo de alfabetização integrante de um movimento de educação popular com os seguintes objetivos: conhecer as expectativas dos sujeitos em relação à aprendizagem da leitura e da escrita e o modo como estas têm sido trabalhadas ao longo de suas vidas; verificar quais são os motivos que impulsionam a participação de um sujeito idoso em uma turma de alfabetização; observar a preferência por estudar em ambiente sócio-educativo não-formal em detrimento ao acesso à rede formal de ensino; e proporcionar aos sujeitos colaboradores uma experiência formativa por meio da realização de pesquisa-formação. Num universo de 307 turmas que compunham o MOVA-Guarulhos no ano de 2006, o campo de investigação constitui-se por um grupo do período matutino, localizado nas dependências de uma Igreja Católica, situado numa região periférica da cidade, onde ocorreu uma série de encontros sistemáticos com um grupo composto por sete educandas idosas, com idades entre 60 e 73 anos. A autobiografia educativa serviu como metodologia de pesquisa-formação tendo em vista a aproximação dos sentidos e valores atribuídos à experiência no movimento de educação popular. Os conceitos essenciais para a compreensão das questões relacionadas à alfabetização advêm das obras de Tfouni (1988, 2004, 2006), Biarnès (1998) e Silva (2001, 2003), no que diz respeito ao letramento como algo que independe da aquisição do código escrito, sendo o letramento a-funcional um conceito chave para a compreensão da relação que os sujeitos estudados estabelecem com a língua escrita. Uniu-se a obra de Goffman (1988, 2003) à análise de Bauman (1999, 2000, 2001, 2003) sobre a fuga da estigmatização em tempos de modernidade líquida numa perspectiva de sociedade policultural. O caminho aberto por esses autores, para a compreensão da identidade pós-moderna e suas relações com a cultura letrada, coadunou-se com a teoria winnicottiana da transicionalidade, compondo assim um arcabouço teórico cuja intenção era a de explicitar a maior amplitude possível de dimensões sociais e psicológicas do objeto em questão. A singularidade das histórias de vida coletadas conduziu a elaboração de sete pontos de análise que sintetizam as informações mais significativas para a compreensão da motivação, a saber: a escola de onde (não) viemos; o que sofremos; por que não viemos antes; vergonha de falar, medo de se expor; saberes distintos, vidas diferentes; leitura representada e escrita terceirizada; e, finalmente, de onde vem o incentivo. A partir desses pontos, infere-se que a aprendizagem da leitura e da escrita não se constitui enquanto principal elemento de motivação para a freqüência desses sujeitos no MOVAGuarulhos. Os avanços na interação social, relacionados com a melhoria da expressão oral e com a forma de tratamento típica entre os sujeitos participantes de um movimento popular de educação, são apontados como principal fator elucidativo da permanência de pessoas idosas numa turma do MOVA-Guarulhos.
Título em inglês
Without fear of being speaker: conquests of orality by aged students in MOVA-Guarulhos.
Palavras-chave em inglês
A-functional literacy
Aged subject
Alphabetization
Motivation
MOVA-Guarulhos
Resumo em inglês
This dissertation consists in a study about motivation of aged people to attend an alphabetization nucleus which integrates a movement of popular education. It has the following aims: to know the subject's expectations about the learning of reading and writing, as well as the way this expectations have been worked through their lives on; to verify which motives impel the participation of aged people in an alphabetization nucleus; to notice the preference for studying in a socio-educative non-formal circle in despite of the access to the formal teaching opportunities; and, to supply a formative experience to the collaborators by means of realization of a researchformation. In a universe of 307 nucleuses that composed MOVA-Guarulhos in the year of 2006, the investigation field was formed within a group that studied during the morning in a classroom inside a building of Catholic Church, situated in the peripheral region of the city. In this place, a sequence of systematic meetings occurred with a group composed by seven aged women students, with age between 60 and 73 years old. The educative autobiography served as methodology of research-formation in order to approximate the meanings and values attributed to the experience in a popular education movement. The essential concepts for the comprehension of the questions related to alphabetization come from the studies of Tfouni (1988, 2004, 2006), Biarnès (1998) and Silva (2001, 2003), concerning to literacy as something that does not depend on the acquisition of the written code. This way, the a-functional literacy is a very important concept to understand the relation that studied subjects establish with written language. This work also united Goffman's ideas (1988, 2003) to Bauman's analysis (1999, 2000, 2001, 2003) about escapement of stigmatization in times of liquid modernity in a policultural society perspective. All these authors opened a path to comprehend Postmodern identity and its relations with lettered culture, and this path coadunates with Winnicott's theory of transitionality, composing a theoretical frame whose intention was to explain the most possible part of social and psychological dimensions of the focused object. The singularity of collected life histories drove us to the elaboration of seven points of analysis to synthesize the most significant information for the comprehension of the motivation, they are: the school from where we (did not) come; what we suffered; the reasons why we did not come before; shame to talk, to show oneself; distinct knowledge, different lives; represented lecture and outsourced written; and, finally, where the incentive comes from. Based on these points, it infers that the learning of reading and writing does not constitute itself as the principal element of motivation for attending classes in MOVAGuarulhos. The advances in social interaction, associated to improvement of oral expression and the habitual treatment between participants of a popular education movement, are indicated as major factor to elucidate the reasons why aged people start to study and remain in a nucleus integrant of MOVA-Guarulhos.
 
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Dissertacao.pdf (1.87 Mbytes)
Data de Publicação
2008-07-07
 
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