• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2008.tde-13062008-142838
Documento
Autor
Nome completo
Flávio Boleiz Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Paro, Vitor Henrique (Presidente)
Adrião, Theresa Maria de Freitas
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Título em português
Pistrak e Makarenko: pedagogia social e educação do trabalho.
Palavras-chave em português
Educação democrática
Escola do trabalho
Participação
Trabalho coletivo em educação
Resumo em português
Esta pesquisa bibliográfica procura investigar os trabalhos pedagógicos de Moisey Mikhaylovich Pistrak na Escola Lepechinski, em Moscou - Rússia -, e Anton Semiónovitch Makarenko na Colônia Gorki, em Poltava e Khárkov - Ucrânia. Ambas experiências retratam o momento histórico de construção da União Soviética, na primeira década após a Revolução de Outubro. Tanto na educação escolar de Pistrak como na educação não escolar de Makarenko, as relações entre trabalho - como atividade constitutiva da condição humana - e educação se estabeleceram de maneira muito clara, caracterizando os modelos adotados por esses educadores como pedagogias críticas, de um caráter social e ligadas à realidade dos educandos. A formação de sujeitos autônomos, criativos e integrados a uma sociedade que valoriza o trabalho coletivo se constituiu no objetivo principal de cada um desses educadores. O presente trabalho procura destacar esses aspectos da pedagogia socialista de Pistrak e Makarenko, buscando contribuir para uma reflexão acerca dos valores da educação contemporânea e das características democráticas como fundamentos para a gestão educacional.
Título em inglês
Pistrak and Makarenko: social pedagogy and work's education.
Palavras-chave em inglês
Democratic education
Participative education
School of work
Team educational work
Resumo em inglês
This research was made to study, in books, pedagogical work done by Moisey Mikhaylovich Pistrak in Lepechinski School, Moscow, Russia, and Anton Semiónovitch Makarenko in Gorki Colony, Poltava and Kharkov, Ukraine. Their experiments were held during the historical period of building Soviet Union, in the first decade post October Revolution. Both of their schoolarship educational programs, work relationships , as human constitutive conditon, and education had been stablished, were done in very clear basis, setting theirs as a criticism model of pedagogy, connecting the reality of the studentes in a stated social character. Autonomy, creative and integration among the individuals valued their team work providing autonomy to people. This work intends to highlight the socialist Pistrak and Makarenko aspects, in order to contribute to a valued contemporaty education and the democratic characteristics as educational administration basis.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-07-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.