• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-13032009-120014
Documento
Autor
Nombre completo
José Alves da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Menezes, Luis Carlos de (Presidente)
Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do
Casali, Alipio Marcio Dias
Christov, Luiza Helena da Silva
Pontuschka, Nidia Nacib
Título en portugués
Compromisso e paixão: o universal e o singular na boa escola pública.
Palabras clave en portugués
adolescência
ensino médio
saberes
sociedade pós-industrial
Resumen en portugués
Tese de doutoramento - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. A partir da realidade de uma escola pública, investiga-se a identidade do ensino médio brasileiro e especialmente sua histórica dualidade entre um sentido propedêutico ou profissionalizante, em busca de um novo caráter de efetiva conclusão da educação de base. Essa escola passa por rápida transição devido a uma nova situação escolar caracterizada por sua expansão, pelo seu novo público, pela crescente importância do conceito de adolescência e por outras mudanças sócio-econômicas e culturais ligadas à sociedade pós-industrial. Nesse contexto, faz-se uma reflexão acerca do processo ainda em curso de mudança de identidade do ensino médio, a partir de três elementos: o seu papel social, a sua relação com a adolescência e a sua relação com o saber. Investigam-se os saberes e fazeres pedagógicos de uma escola pública de ensino médio, considerada boa pela comunidade que a freqüenta, tendo como método a pesquisa qualitativa na escola, envolvendo as pessoas que nela convivem, com questionários respondidos pelos alunos, análises de documentos já produzidos sobre a escola, entrevistas e a própria vivência do pesquisador naquela realidade escolar. Os resultados apontam para o fato de os acertos educacionais dessa escola estarem relacionados com um começo de superação daquela dualidade rumo a uma maior proximidade com a perspectiva do jovem, em termos de novos conhecimentos trazidos para o currículo, que respondem a desafios e demandas da sociedade pós-industrial, assim como ao tratamento de aspectos afetivos da própria adolescência. Isso só se mostrou possível nessa escola por conta de um envolvimento pessoal e conceitual de um grupo de educadores, que teve com a escola uma participação mais comprometida e engajada para além dos “marcos estatutários". Isso aponta para a necessidade de o poder público acompanhar o cotidiano das escolas, para estimular e respeitar a constituição da identidade de cada universo escolar, na forma de políticas públicas que fomentem a emergência de projetos político-pedagógicos reais e singulares compatíveis com o entorno comunitários de cada escola. Entre as constatações do trabalho, ressalta-se a percepção da sobrecarga de demandas envolvendo cultura, esporte, saúde e vida comunitária, às quais a escola não pode atender. Propõe-se uma rede de instituições e equipamentos sociais que se somem na responsabilidade em educar o jovem, de maneira que, em seu conjunto, a escola recupere e exerça com qualidade o seu papel básico.
Título en inglés
Engagement and Passion: The universal and the singular the in the good public school.
Palabras clave en inglés
adolescence
high school
knowledge
post-industrial society
Resumen en inglés
The reality of a particular public school is the starting point to question the identity of Brazilian high school with focus on a historical duality between a pre university school and a professional school, in the search for its new meaning towards an effective conclusion of basic education. This school lives today a quick transformation, due to its expansion, its new public, the growing importance of the concept of adolescence, as well as the social, economic and cultural changes connected to post-industrial society. In this context, we propose a reflection about the process of change of identity in terms of three elements: its social function, its relations with adolescence and with knowledge. A public high school considered good by its community had its educational practices investigated with this purpose, with basis on a qualitative research, involving people that teaches and learns there, making use of questionnaires answered by students, documental analysis, interviews and the personal experiences of the researcher himself in his work at that school. The results indicate that the good achievements of that high school are related to a movement in the direction of overcoming of that duality towards a closer relationship to the youth perspectives. This is connected to educational contents in the school curriculum that answer challenges put by the post industrial society and to emotional questions of adolescence itself. These achievements were only possible due to a personal engagement of a group of educators, much beyond of could be formally expected. As far as public policies are concerned, this suggests that the government should promote and support effective and singular pedagogical projects that respond to the social environment of each school. Among the conclusions of this work there is a perception that the school is requested to answer to many questions related to health, culture, sports, and communitarian life, that are beyond its domains. Therefore, we propose that a net of institutions and social facilities should cooperate, in order to allow the school to dedicate itself primarily to its main role.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-04-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.