Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-12112010-145728
Documento
Autor
Nome completo
Rosemeri Vieira Dittrich
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Bonomi, Maria Cristina (Presidente)
Domite, Maria do Carmo Santos
Leite, Sergio Antonio da Silva
Título em português
Ensino e aprendizagem de matemática: o sucesso é possÃvel
Palavras-chave em português
afetividade
emoção
gosto pela matemática
sucesso em matemática
Resumo em português
Este trabalho busca os possÃveis fatores que contribuem para o sucesso na disciplina de Matemática na Escola Básica. Por meio da metodologia de entrevistas recorrentes, procurou-se investigar/analisar as histórias da vida escolar de três sujeitos de pesquisa, alunos do terceiro ano do Ensino Médio, bem sucedidos em Matemática. Por meio de seus relatos iniciais e das sucessivas entrevistas, com interação entre cada um deles e a pesquisadora, detalhes importantes a respeito das possÃveis razões de sucesso surgiram e fatores expressivos constituÃram-se. Esses entrevistados relataram que seu gosto e sucesso na disciplina de Matemática eram provenientes de um constante instigar, desde que eram muito pequenos, por parte de seus familiares, na figura do pai, da mãe ou de algum irmão mais velho. Relatos sobre jogos e brincadeiras também surgiram como fatores que possibilitariam tanto o gosto quanto o sucesso na disciplina; adicionalmente, a relação professor-aluno e as atitudes do professor em sala de aula foram citadas como fatores relevantes. A fundamentação da pesquisa está baseada, principalmente, nas teorias de Vygotsky, para o qual o papel das interações sociais é indispensável para a construção do conhecimento e ocorre por meio da mediação, e em Wallon, para quem a função social das emoções e o papel da afetividade são decisivos para o desenvolvimento da criança.
Título em inglês
Teaching and learning mathematics: success is possible!
Palavras-chave em inglês
affection
emotions
success in mathematics
taste for mathematics
Resumo em inglês
This thesis aims to identify some factors that contribute to success in the field of mathematics at the Basic School. Using the methodology of recurrent interviews, the author investigated/analyzed the school life stories of three third year high school students who are successful in mathematics. Based on these students initial impressions over their experiences and after many interviews, it was possible to gather some information regarding possible reasons for success in mathematics. They declared that their taste for mathematics and their success in the field came from constant instigation since early age of their close relatives (father, mother or older brother). Games, the relationship with teachers, and the students behavior in the classroom also came up as important factors for this success. The research is strongly based on Vygotskys theories, which state that social interactions are essential in the construction of knowledge, as well as on Wallons, which considers emotions and affections decisive in the development of the child.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-11-22