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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-12072021-170327
Documento
Autor
Nome completo
Fabiana Rodrigues Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Piassi, Luis Paulo de Carvalho (Presidente)
Barata, Germana Fernandes
Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes
Massabni, Vânia Galindo
Silva, Delano Moody Simões da
Título em português
Práxis e ativismo formativos na divulgação científica: a mediação como experiência formativa profissional
Palavras-chave em português
Ambiente democrático
Análise semiótica
Ativismo científico
Empoderamento
Engajamento
Pedagogia participativa
Programas de extensão
Resumo em português
Esta tese visa apresentar os resultados de um estudo que promoveu a formação profissional de estudantes, para a divulgação científica, utilizando como metodologia uma condução participativa. Tal estudo é realizado com uma equipe de estudantes de graduação de diferentes cursos que chegam até o projeto por meio de programas de extensão ou de maneira voluntária. Eles realizaram intervenções de divulgação científica no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), espaço não-formal de ensino. Entendemos ser importante uma formação focada no estudante, que leve em conta seus interesses e sua formação, podendo assim, gerar engajamento. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi construir um ambiente de estudos com caráter dialógico e colaborativo, que aproxime e possibilite o ativismo científico dos monitores por meio da pedagogia participativa. A partir disso objetiva-se que este ambiente consiga favorecer individualmente cada integrante por meio da orientação de seus projetos pessoais e ao mesmo tempo que seja conduzido com a ideia de unidade. Além disso, que o ambiente seja visto como um local de pesquisa e que promova o empoderamento de seus participantes. Para isso, a pedagogia em participação pela investigação praxeológica (OLIVEIRA-FORMOSINHO e FORMOSINHO, 2013) forneceu embasamento teórico metodológico para essa condução. Foi realizada a caracterização deste grupo de monitores, tendo em vista seu contexto sócio- histórico. O referencial de análise de dados foi a análise semiótica (FIORIN, 2007) e do discurso (MAINGUENEAU, 2004). Verificou-se que no contexto formativo criado, a utilização da metodologia participativa foi a competência ou instrumento de ação para a realização de um ambiente de pesquisa que se mostrou democrático, participativo e aberto ao protagonismo juvenil dos monitores. Ocorreu o estímulo às múltiplas conexões da ciência com os mais diversos âmbitos da cultura e das práticas sociais, além de gerar no estudante a ideia de unidade, em que ele se vê parte do processo, gerando engajamento e empoderamento, com reflexos positivos no âmbito acadêmico, profissional e pessoal. Tendo em vista a importância dos programas de extensão para a pesquisa foi proposta a realização de uma reflexão mais ampla sobre sua finalidade e sobre o papel do aluno pesquisador.
Título em inglês
Formative praxis and activism in science communication: mediation as a professional training experience
Palavras-chave em inglês
Democratic environment
Empowerment
Engagement
Outreach programs
Participatory pedagogy
Scientific activism
Semiotic analysis
Resumo em inglês
This thesis aims to present the results of a study that promoted the professional training of students for scientific dissemination, using a participatory approach as a methodology. This study is carried out with a team of undergraduate students from different courses who come to the project through extension programs or on a voluntary basis. They carried out scientific dissemination interventions at the Center for Children and Adolescents (CCA), a non-formal educational space. We believe that training focused on the student is important, taking into account their interests and their training, thus generating engagement. Therefore, the objective of this research was to build a study environment with a dialogic and collaborative character, which brings together and enables the scientific activism of the monitors through participatory pedagogy. From this, the objective is that this environment can individually favor each member through the guidance of their personal projects and at the same time that it is conducted with the idea of unity. In addition, that the environment is seen as a place for research and that promotes the empowerment of its participants. For this, the pedagogy in participation through praxeological investigation (OLIVEIRA-FORMOSINHO and FORMOSINHO, 2013) provided a theoretical and methodological basis for this conduct. The characterization of this group of monitors was carried out, considering its socio-historical context. The data analysis framework was semiotic (FIORIN, 2007) and discourse (MAINGUENEAU, 2004) analysis. It was found that in the training context created, the use of participatory methodology was the competence or instrument of action to carry out a research environment that proved to be democratic, participatory and open to the youth protagonism of the monitors. Multiple connections between science and the most diverse spheres of culture and social practices were stimulated, in addition to generating in the student the idea of unity, in which he sees himself as part of the process, generating engagement and empowerment, with positive consequences in the academic sphere, professional and personal. Bearing in mind the importance of extension programs for research, it was proposed to carry out a broader reflection on their purpose and on the role of the student researcher.
 
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Data de Publicação
2021-07-13
 
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