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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2004.tde-12022015-145603
Documento
Autor
Nome completo
Diógenes Nicolau Lawand
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de (Presidente)
Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Zamboni, Ernesta
Título em português
Memória e ensino de história: uma experiência na educação de jovens e adultos
Palavras-chave em português
Educação de jovens e adultos
Educação patrimonial
Ensino de história
Memória e educação
Resumo em português
Esta dissertação apresenta e analisa, a partir de experiências do professor/pesquisador em suas atividades como educando e educador, algumas potencialidades da relação entre memória e ensino de história. No primeiro capítulo o conceito de memória é trabalhado a partir de diversos autores, em especial de Meneses, Guarinello, Bosi e Nora. A memória vai se apresentando como algo vivo, mas optamos pela descaracterização dela como produto de mercado capitalista. Analisamos dois projetos de ensino da rede pública paulista que estavam vinculados ao tema memória e que o autor da dissertação atuou parcialmente. No segundo capítulo apontamos para a educação patrimonial como caminho educacional vinculando memória e ensino de história. No terceiro capítulo são apresentadas e interpretadas as informações de uma experiência de ensino de história vinculado ao tema memória na Educação de Jovens e Adultos na escola do município de São Paulo EMEF José do Patrocínio. Propomos que o trabalho com memória é uma educação para o consumo consciente, não a partir do consumo frenético veiculado no capitalismo globalizante. É a educação para a admiração, para a harmonia com o próprio ritmo, em busca de rastros para a convivência com diferentes. Educandos e educadores podem degustar nas dimensões de um trabalho de educação ligado à memória que passa pelo reconhecimento da dignidade humana , maior vinculação ao processo ensino-aprendizagem e significação das metas de vida dentro do quadro social.
Título em inglês
Memory and the teaching of history: an educational experience with youngsters and adults
Palavras-chave em inglês
Education of youngsters and adults
History teaching
Memory and education
Patrimonial education (Heritage education)
Resumo em inglês
This study introduces and analyzes some potential aspects of the relationship between memory and the teaching of history, from the standpoint of the teacher/researchers experiences as a learner and educator. In the first chapter, the concept of memory is constructed by many authors, in special Meneses, Guarinello, Bosi and Nora. Memory is presented as something alive, deprived from its capitalist product characteristics . We then analyze two teaching projects, involving the same topic, developed by the State of São Paulo public education sector, in which we had the opportunity to participate. In the second chapter, we stress the role of patrimonial education (heritage education) as a way to link memory to the teaching of history. The third chapter introduces and interprets data from an experience in teaching history linked with memory and the Education of Youngsters and Adults carried out at José do Patrocínio School in the county of São Paulo, Brazil. This study sees memory as education for the conscious rather than for the frenetic consumption advertised by global capitalism. Its education for admiration, for harmony in its own rhythm, and for finding ways to live with the different. Learners and educators can dwell on the dimensions of an educational work involved with memory, which values human dignity, greater relationship between teaching and learning, and the significance of life goals within the social spectrum.
 
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DIOGENES01.pdf (2.47 Mbytes)
DIOGENES02.pdf (17.24 Mbytes)
DIOGENES03.pdf (17.78 Mbytes)
Data de Publicação
2015-07-29
 
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