• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-11122019-180907
Documento
Autor
Nombre completo
Anita Pompeia Soares
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Carvalho, José Sergio Fonseca de (Presidente)
Brayner, Flávio Henrique Albert
Ribeiro, Marcio Moretto
Título en portugués
As ocupações secundaristas de 2015: viver entre iguais no mundo da desigualdade
Palabras clave en portugués
2015
Compreensão
Educação
Jacques Rancière
Narração
Ocupações
Política
São Paulo
Secundaristas
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem como objeto de estudos a mobilização secundarista paulista no final de 2015, contra a proposta governamental de reorganização escolar. A política pública previa o fechamento de 94 escolas e a realocação de cerca de 311 mil alunos para estabelecimentos de ciclo único. Em contraposição ao projeto, estudantes secundaristas iniciaram um ciclo de protestos que levaria a um movimento de ocupação de escolas estaduais, sem precedentes na história nacional. O ineditismo do ocorrido nos levou a tentar compreendê-lo, sob a suspeita de que seus significados ultrapassem a mera condição de novidade. Então, este trabalho buscou algumas das inúmeras histórias que surgiram de tudo o que se passou, tentando fazer da narração e da compreensão atividades frutíferas ao campo no qual a pesquisa se insere, a Filosofia da Educação. O caráter novo e intempestivo da ação estudantil nos levou a mobilizar um arcabouço teórico específico, advindo principalmente da obra de Jacques Rancière. A partir dele, foi possível enxergar a mobilização enquanto produtora de uma ação política, que nos leva a refletir, também, sobre possíveis relações entre noções de política e de educação escolar.
Título en inglés
The secondary students occuparions of 2015: living among equals in the world of inequality
Palabras clave en inglés
2015
Comprehension
Education
Jacques Rancière
Narration
Occupations
Politics
São Paulo
Secondary students
Resumen en inglés
The object of this research is the secondary students mobilization of São Paulo at the end of 2015, against the governmental proposal of "school reorganization". The public policy foresaw the closing of 94 schools and the reallocation of about 311.000 students to schools that house either elementary, middle or high school. Opposing the project, high school students began a cycle of protest leading to an unprecedented occupation of state schools in Brazilian history. The unprecedented character of this event led us to try to understand it, under the suspicion that its meanings exceed the mere condition of novelty. So, this work sought after some of the countless stories that emerged from all events, trying to use the narratives and apprehension of the facts as support to the field in which the research is inserted, the Philosophy of Education. The new and tempestuous feature of student action led us to mobilize a specific theoretical framework, derived mainly from the work of Jacques Rancière. Under this light, it was possible to see the mobilization as producer of a political action, which leads us to reflect, also, on possible relations between notions of politics and school education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-01-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.