• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-11122019-175124
Documento
Autor
Nombre completo
Cristiano José da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Silveira, Paulo Henrique Fernandes (Presidente)
Jacomini, Marcia Aparecida
Mykonios, Atanásio
Título en portugués
O princípio educativo em Gramsci: articulação entre a filosofia e a política na superação da forma estatal
Palabras clave en portugués
Estado integral
Estrutura-superestrutura
Fim do Estado
Hegemonia
Princípio educativo
Resumen en portugués
Neste trabalho, buscamos encontrar os nexos fundamentais entre a teoria política gramsciana e suas bases filosóficas. Como estratégia fundamental, elegemos a pedagogia, em particular o conceito de princípio educativo, como ponto de referência a partir do qual os mencionados nexos podem ser evidenciados. A pedagogia será posicionada, então, como uma fração basilar - da teoria gramsciana da hegemonia, isto é, o processo motriz que aciona as tendências de surgimento, desenvolvimento e crise de um determinado bloco histórico, com ênfase na moderna sociedade industrial, foco do interesse principal de Gramsci. Enquanto assunto intrínseco da crítica gramsciana da ideologia, o princípio educativo é posicionado no eixo da discussão acerca da relação entre estrutura e superestrutura, nos permitindo entrever a importância dos intelectuais e de seus processos formativos na organização da cultura, constituindo a anatomia mesma do referido bloco histórico. Por fim, a crítica filosófica da pedagogia nos levará, diretamente, ao problema da relação Estado e sociedade civil, sua imbricação dialética, apontando as possibilidades de absorção da forma estatal no interior da sociedade civil.
Título en inglés
The educational principle in Gramsci: articulation between philosophy and politics in overcoming state form
Palabras clave en inglés
Educative principle
End of state
Hegemony
Integral State
Structure-superstructure
Resumen en inglés
The aim of this Thesis is encountering the fundamental links between Granscian's Political Theory and its philosophical bases. We elected the Pedagogy as a fundamental strategy, more specifically the Educational Principle as a starting point from which the aforementioned connections would be evidenced. The pedagogy will then be positioned as a fraction - basilar -, of Gramscian's Theory of Hegemony that is to say, the driving process that triggers the tendencies of emergence, development and crisis of a given historical block, with emphasis, of course, on modern Industrial Society, the main interest and focus of Gramsci's Theory. As an intrinsic subject of the Gramscian´s critique of ideology, the educational principle is placed in the axis of the discussion about the relation between structure and superstructure, allowing us to see the importance of intellectuals and their formative processes in the organization of culture, historical block. Finally, the philosophical critique of pedagogy will directly lead us to the problem of the relation between State and civil society, its dialectical imbrication, pointing to the possibilities of absorption of the state form within civil society.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-01-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.