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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-11122019-162328
Documento
Autor
Nome completo
Roseli da Silva Cordeiro Ruiz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Silva, Maria de Lourdes Ramos da (Presidente)
Bonzatto, Eduardo Antonio
Colello, Silvia de Mattos Gasparian
Feldmann, Marina Graziela
Gatti, Bernardete Angelina
Título em português
Identidade profissional docente no contexto das avaliações externas: o SARESP em questão
Palavras-chave em português
Avaliações
Escola
Identidade profissional docente
Mecanismos de identidade
Prática curricular
SARESP
Resumo em português
Esta pesquisa tem como objetivo reconhecer e analisar criticamente os processos de constituição identitária dos professores que atuam na rede pública do Estado de São Paulo, com base nos indicadores instituídos pelas avaliações externas. Logo, foram feitas considerações teóricas a partir de dois campos que se entrelaçam: avaliações externas e identidade profissional docente. A partir de um referencial teórico baseado em uma leitura crítica acerca do processo de construção de identidade profissional e avaliações externas, buscou-se identificar alguns mecanismos de identidade construídos a partir dos resultados negativos das avaliações. Tal identificação foi possível a partir da análise do conteúdo das falas trazidas por professores que atuam em duas escolas públicas estaduais, localizadas no município de Carapicuíba, região da grande São Paulo. Foram escolhidos professores que vivenciaram em algum momento da trajetória profissional algumas das aplicações das avaliações do SARESP. Foram realizadas duas reuniões de grupo focal e, durante as sessões, os professores manifestaram suas interpretações sobre uma questão norteadora apresentada pela mediadora da discussão: Como cada um de vocês se posiciona diante das avaliações propostas pelo Estado (SARESP) e como se percebem inseridos no contexto das mudanças curriculares ocorridas no Estado de São Paulo? As falas foram interpretadas pela pesquisadora mediante três categorias básicas de análise: saberes da formação docente; resistência e transgressão; e políticas públicas e liberdade docente. Nas considerações finais, identificaram-se quatro mecanismos construídos pelos professores a partir do resultado negativo das avaliações: negação, transferência de responsabilidades, resistência e vitimização. Em relação à negação, considerou-se a possibilidade de o professor negar a existência do problema e agir, tendo como proposta uma ação calcada pelo currículo oculto. Quanto à transferência, considerou-se que os professores possam transferir as responsabilidades dos resultados a diversos personagens, sem se incluir nesse contexto. Já no que se refere à resistência, considerou-se a possibilidade do professor agir com base na rejeição. O quarto mecanismo é desenvolvido pelo professor ao se representar como vítima em um cenário desenvolvido pelas avalições externas. Portanto, considera-se que o professor modela sua identidade profissional a partir das políticas de resultados propostas pelo contexto das avaliações externas.
Título em inglês
Teaching professional identity in the context of external assessments: the SARESP in question
Palavras-chave em inglês
Assessments
College
Curricular practices
Identity mechanisms
SARESP
Teaching professional identity
Resumo em inglês
The purpose of this research is to recognize and critically analyze the processes of identity formation of teachers working in the public network of the State of São Paulo, based on the indicators established by external assessments. Therefore, theoretical considerations were made from two fields of study that intertwine: external assessments and professional teacher identity. From a theoretical approach based on a critical reading about the process of building professional identity and external evaluations, the effort was to identify some identity mechanisms built from the negative results of the assessments. Such identification was possible from the analysis of the statements contents, brought by teachers who had experienced working in two state public schools, located in the municipality of Carapicuíba, region of Greater São Paulo. Teachers were chosen who experienced at some point in the professional trajectory some of the applications of the SARESP assessments. Two focus group meetings were held, and during the sessions the teachers expressed their interpretations on a guiding question presented by the discussion mediator: How do each of you stand in the face of the State's (SARESP) assessments and how do they perceive themselves inserted in the context of the curricular changes occurring in the State of São Paulo? The speeches were interpreted by the researcher through three basic categories of analysis: teacher training knowledge; resistance and transgression; and public policies and educational freedom. In the final considerations, four mechanisms constructed by teachers were identified based on the negative results of the evaluations: denial, transfer of responsibilities, resistance and victimization. In relation to negation, the possibility was considered of the teacher to deny the existence of the problem and to act, having as a proposal an action based on the hidden curriculum. Regarding the transfer, it was considered that teachers could transfer the responsibilities of the results to different characters, without being included in that context. Regarding resistance, it was considered the possibility of the teacher acting on the basis of resistance. The fourth mechanism is developed by the teacher when representing as a victim in a scenario developed by external evaluations. Therefore, it is considered that the teacher builds his professional identity based on the results policies proposed by the context of external assessments.
 
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Data de Publicação
2020-01-29
 
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