• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-11122019-154825
Documento
Autor
Nombre completo
Andrea Alexandra do Amaral Silva e Biella
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Iavelberg, Rosa (Presidente)
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes
Honorio, Thiago Henrique de Souza
Karpinscki, Silvana
Magro, Adriana Rosely
Título en portugués
Educação e arte contemporânea em museu: ações educativas com artistas no MAC USP
Palabras clave en portugués
Educação e arte
Educação em museus
Encontro com artistas
MAC USP
Resumen en portugués
Este estudo pretendeu averiguar se os museus de arte contemporânea, por sua tipologia e temporalidade, promoveram encontros com artistas com obras em exposição para os públicos não especialistas, dentro da diversidade de perfis de visitantes recebidos pelo setor educativo da instituição. Propusemos um estudo sobre as reverberações desse contato para todos os envolvidos nesse contexto: públicos não-especialistas, artistas e equipe de educadores. Para essa pesquisa foi fundamental atuar junto a um museu de arte contemporânea pela permanência das obras no acervo e por estimar que ele tenha um setor educativo que seja permanente ou de longa duração. O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo foi escolhido como locus da pesquisa. Esta investigação é de cunho qualitativo com amostra selecionada e os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários semiabertos, entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio ou respondidas por mensagem eletrônica, análise documental (arquivo histórico institucional e arquivo setorial do Serviço Educativo) e referências bibliográficas (publicações acadêmicas de alguns dos sujeitos da amostra). A pesquisa comprovou que o MAC USP tem realizado encontros com artistas aos públicos não-especialistas, mesmo com perfis e interesses diferentes e que favoreceu a aproximação das pessoas às artes visuais e à frequentação de museus, havendo aumento na procura por ações desta natureza, inclusive abertas ao público em geral. Esta experiência foi significativa não só aos participantes, mas também aos artistas.
Título en inglés
Education and contemporary art in museum: educational actions with artists at MAC USP
Palabras clave en inglés
Education and art
Education in museums
MAC USP
Meeting with artists
Resumen en inglés
This study aimed to find out if contemporary art museums, because of their typology and temporality, promoted meetings with artists with works on display for non-specialists audiences, within the diversity of visitor profiles received by the educational sector of the institution. We proposed a study on the reverberations of this contact for all those involved in this context: non-specialists, artists and staff of educators. For this research it was fundamental to work together with a museum of contemporary art for the permanence of the artworks in the collection and for estimating that it has an educational sector that is permanent or long lasting. The Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo was chosen as the research locus. This research is qualitative with selected sample and the research instruments used were semi-open questionnaires, semistructured interviews recorded in audio or answered by electronic message, documentary analysis (institutional historical archive and sectorial archive of the Educational Service) and bibliographic references (academic publications of some of the sample subjects). The research showed that MAC USP has held meetings with artists to nonspecialist audiences, even with different profiles and interests, and it has favored the approach of people to the visual arts and to the frequencies of museums, increasing demand for actions of this nature, including open to the general public. This experience was significant not only to the participants, but also to the artists.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-01-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.