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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-11122018-105817
Documento
Autor
Nome completo
Lauro Take Tomo Veloso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Mrech, Leny Magalhaes (Presidente)
Cardieri, Elisabete
Pereira, Marcelo Ricardo
Rahme, Monica Maria Farid
Voltolini, Rinaldo
Título em português
Trauma e sofrimento docente: sintoma e invenção
Palavras-chave em português
Docente
Invenção
Real
Sofrimento
Trauma
Resumo em português
O aumento de casos de professores vitimados por violência, velada e desvelada, e, também, aqueles que, por motivos diversos, são afastados e adaptados funcionalmente por sofrimento psíquico, despertou minha atenção e meu interesse. O problema desta pesquisa foi se constituindo à medida que, ao conhecer a história desses professores, percebeu-se que a maioria parecia inibir-se e sucumbir com alguma doença e poucos pareciam se recuperar, ou até dinamizar e otimizar seu trabalho. A condição de desordem psíquica, impotência, fragilidade e inibição permite supor a produção do trauma. Por conseguinte, formulou-se a questão nuclear de pesquisa: na produção do trauma, alguns docentes sucumbem e outros se dinamizam. Quais são os aspectos determinantes de tais posicionamentos? Isso posto propõese a seguinte hipótese: o trauma pode ter efeito positivo. Postulou-se como objetivo estabelecer a relação entre o evento traumático, a produção do trauma e suas vicissitudes, e ainda, especificamente, compreender os efeitos psíquicos do trauma e os mecanismos que determinam o adoecimento e a prática criativa e inovadora. Os fundamentos teóricos se amparam na Psicanálise freudolacaniana e em seus principais interlocutores. O corpus para análise foi constituído a partir de oito entrevistas com professores em condição de sofrimento psíquico. A análise dos dados e a fundamentação teórica permitiram considerar que o estado de desamparo torna o sujeito suscetível ao trauma e indicam que a orientação por um desejo decidido (LACAN, 1974/1993), diante do encontro com o real, pode movê-lo à invenção (LACAN, 1975-1976/2007).
Título em inglês
Trauma and teacher´s suffering: symptom and invention
Palavras-chave em inglês
Invention
Real
Suffering
Teacher
Trauma
Resumo em inglês
The increase in the number of cases of teachers who have been victims of violence, covert or overt, and also of those who, for many reasons, are removed and functionally adapted due to psychological distress, has aroused my attention and interest. The focus of this research was built by getting to know these teachers histories and noticing that most of them seemed to inhibit themselves and succumb to some disease and few seemed to recover, or even to dynamize and optimize their work. The condition of psychiatric disorder, impotence, fragility and inhibition allows us to assume the production of trauma. Therefore, the nuclear question of research was formulated: in the production of trauma, some teachers succumb and others become dynamic. What are the determining factors of such outcomes? This poses the following hypothesis: trauma can have a positive effect. The aim of this study was to establish the relationship between the traumatic event, the production of trauma and its vicissitudes and, specifically, to understand the psychological effects of trauma and the mechanisms that determine illness, and creative and innovative practice. The theoretical foundations are the Freudolacanian Psychoanalysis and its main interlocutors. The corpus for analysis was constituted of eight interviews with teachers in conditions of psychological distress. The analysis of the data and the theoretical basis allowed to consider that the state of helplessness makes the subject susceptible to the trauma and indicate that the orientation by a determined desire (LACAN, 1974/1993), when facing reality, can move him/her to invention (LACAN, 1975-1976 / 2007).
 
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Data de Publicação
2019-01-08
 
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