• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-10122012-145248
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Santos Albach
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Cordeiro, Jaime Francisco Parreira (Président)
Ferreira, Luzmara Curcino
Santos, Marcelo Giordan
Titre en portugais
Os usos que os jovens fazem da internet: relações com a escola
Mots-clés en portugais
cultura escolar
escola
internet
juventude
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo investigar como os jovens estudantes de uma escola pública em São Paulo utilizam a internet para dar conta de suas tarefas escolares e, desse modo, entender como eles utilizam os recursos disponíveis na internet como ferramentas pedagógicas. A pesquisa foi de caráter qualitativo e utilizou como instrumentos entrevistas e questionários. Partiu-se da hipótese de que com o advento da internet, algo se alteraria nas dinâmicas escolares, uma vez que a internet seria uma fonte de saber para os alunos que permitiria um diálogo com a cultura escolar. Seria um mecanismo que poderia alterar a relação estabelecida entre os jovens e o saber escolar, favorecendo a mobilização dos alunos para a aprendizagem. Constatou-se, no entanto, que o uso feito pelos jovens entrevistados dos recursos disponíveis é apenas instrumental e depende dos conhecimentos intuitivos já possuídos e não os adquiridos na escola. As atividades escolares continuam sendo propostas da mesma maneira como o eram antes de a internet figurar como fonte de pesquisa. Concluiu-se, então, que a internet, até o momento, não conseguiu alterar as dinâmicas escolares e que a escola deixa de utilizar as ferramentas da internet para potencializar as aprendizagens. A cultura escolar, enfim, não dialoga com os saberes retirados da internet pelos alunos, deixando de relacionar-se com parte da cultura desses alunos, pouco mobilizados para a aprendizagem escolar nos moldes habituais.
Titre en anglais
The uses that young people make the internet: relations with school.
Mots-clés en anglais
internet
school
school culture
youth
Resumé en anglais
This study aims to investigate how the young students at a public school in São Paulo using the internet to realize their homework and thereby understand how they use the resources available on the internet as pedagogical tools. The research was qualitative and used interviews and questionnaires as instruments. We started from the assumption that with the advent of the internet, something would change in the dynamic of the school, since the internet was a source of knowledge for students that would allow a dialogue with the school culture. It would be a mechanism could change the relationship that young people establish with the school knowledge, favoring the mobilization of students for learning. It was found, however, that using that young respondents make available resources is only instrumental and depends on the intuitive knowledge they already have and that are not learned at school. School activities are still being proposed in the same way as they were before the internet appear as a research resource. It was concluded then that the internet, so far, failed to alter the dynamics of school and the school ceases to use the internet tools to enhance their learning. The school culture no dialogue with the knowledge taken from the internet by students, failing to relate to part of the culture of these students, some mobilized for school learning in the usual manner.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
capa.pdf (79.68 Kbytes)
corpo.pdf (1.81 Mbytes)
Date de Publication
2012-12-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.