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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2011.tde-10062011-130029
Documento
Autor
Nome completo
Cristina Dalva Van Berghem Motta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Brolezzi, Antonio Carlos (Presidente)
Lopes, Celi Aparecida Espasandim
Pires, Celia Maria Carolino
Santos, Vinicio de Macedo
Traldi Junior, Armando
Título em português
Um retrato de aprendizagem em educação matemática: professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de inovação curricular
Palavras-chave em português
formação de professores
historia da educação matemática
inovação curricular
metodologia de ensino da Matemática
saberes docentes
trabalho docente
Resumo em português
Este trabalho apresenta um estudo sobre relações entre a teoria e a prática em um contexto de reforma curricular, a partir da investigação sobre como professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental reelaboram seus saberes docentes com base na proposta de trabalho com a Teoria dos Campos Conceituais apresentada no Programa Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas, instituído na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo pela Portaria n° 4.507, de 30 de agosto de 2007. Pela interlocução de autores como Fiorentini, Libâneo, Nóvoa, Pimenta, Pires, Tardif e Lessard, mostramos como as reformas educativas das últimas décadas influenciaram os movimentos de profissionalização do professor e a discussão sobre os saberes docentes. A seguir, apresentamos o Programa Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas e algumas teorias da Didática Francesa da Matemática nele presentes, com destaque para a Teoria dos Campos Conceituais, citada em vários materiais curriculares deste Programa. A análise das entrevistas nos mostrou o enredamento dos relatos das professoras em uma trama de relações interativas, constitutivas da construção dos saberes docentes: a história de vida do professor, as diversas fontes de sua formação pessoal e profissional e suas práticas pedagógicas. As professoras entrevistadas destacaram a interação entre os pares, na escola e em cursos de formação continuada como forma privilegiada de desenvolvimento profissional e revelaram desafios e dilemas enfrentados no processo de implementação curricular. Também mostraram, pelo contraponto entre suas constituições pessoais e profissionais antes e depois da adesão às propostas teórico-metodológicas dadas por este Programa, uma reformulação de seus próprios sistemas conceituais.
Título em inglês
A portrait of learning in Mathematics Education: teachers of early Elementary School years in the process of curriculum innovation.
Palavras-chave em inglês
curriculum innovation
docent knowledge
docent work
history of mathematics education
mathematics teaching methodology
teacher formation
Resumo em inglês
This paper presents a study of relations between theory and practice in a context of curriculum reform, from the research about how school teachers of elementary school reconstruct their knowledge based on the work proposal with the Theory of Conceptual Fields presented in the Program "Curriculum Guidelines: Expectations for Learning and Didactic Guidelines, established in the Municipal School Network of São Paulo City by Ordinance No. 4507 of August 30th, 2007. Through the dialogue with authors such as Fiorentini, Libâneo, Nóvoa, Pimenta, Pires, Tardif and Lessard, we demonstrate how the educational reforms of recent decades have influenced the movements of professionalization of the teacher and discussion about the docents knowledge. Then we present the Program based on the work proposal with the Theory of Conceptual Fields presented in the Program "Curriculum Guidelines: Expectations for Learning and Didactic Guidelines", and theories of French Didactics of Mathematics present within it, especially the Theory of Conceptual Fields, cited in several curricular materials of this Program. The analysis of the interviews showed us the entanglement of the teachers report in a web of interactive relationships, constitutives of the construction of docent knowledge: the life story of the teacher, the various sources of his personal and professional formation and his pedagogical practices. The teachers interviewed emphasized the interaction among peers, in school and in continued education courses as a privileged form of professional development and revealed challenges and dilemmas faced in the process of curriculum implementation. They also showed, by their counterpoint between their personal and professional constitutions before and after accession to the theoretical and methodological proposals given by this Program, a reformulation of their own conceptual systems.
 
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Data de Publicação
2011-06-29
 
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