• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-09122021-102610
Documento
Autor
Nome completo
Zenaide Sachet
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Favaretto, Celso Fernando (Presidente)
Giacoia Junior, Oswaldo
Pagni, Pedro Angelo
Pelbart, Peter Pal
Silveira, Paulo Henrique Fernandes
Título em português
Um resto de potência: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educação
Palavras-chave em português
Giorgio
Potência; Operatividade; Inoperosidade; Agamben
Resumo em português
Quando se chega ao limite de uma experiência em que toda a vida deve ser definida por uma operatividade litúrgica e gloriosa de produção de efeitos, pensar a inoperosidade da vida, e das práticas educativas, parece tarefa central. A presente investigação, que tem como exemplo e ponto de partida a experiência limite de escritores que deixaram de escrever expondo uma capacidade que não se transfere à ação adentra a ideia da potência-de-não no pensamento de Giorgio Agamben. Perpassando suas dobras, o conceito de potência vai da impotência ao uso e ganha o sentido de prática inoperosa e atividade de desativação dos dispositivos, incluindo aqueles que moldam o pensar e que se sobrepõem à ciência e à filosofia. Se a questão para Agamben é pensar uma potência disruptiva, desativadora, essa potência só pode ser encontrada na forma de negação, ainda que não absoluta. Nesse contexto se coloca a educação, que molda a porta de acesso ao que pode ser, mas nunca ao que pode não-ser, para pensá-la como política inoperosa.
Título em inglês
A remainder of potentiality: contributions of the philosophy of Giorgio Agamben to education
Palavras-chave em inglês
Potentiality; Operativity; Inoperative; Giorgio Agambem.
Resumo em inglês
When one reaches the limits of an experience where all life is to be defined by a glorious liturgical operativity of production of effects, to ponder on the inoperativity of life, and on the educational practices, seems to be of the utmost importance. The present investigation, which has as an example and starting point the limit experience of writers that have ceased writing exposing a capacity that does not transfer to action elaborates on the idea of potentialitynot-to in the thought of Giorgio Agamben. Throughout its development, the concept of potentiality moves from impotence to use and gains the sense of an inoperative practice and a deactivating activity of instruments, including those which forge thinking and which superimpose on science and philosophy. If, for Agamben, the matter is to imagine a disruptive, deactivating potentiality, this potentiality can only be found in the form of negation, even if not in an absolute form. It is within this context that education is discussed, that which frames the access to what can be but never to what can not-be, in order to conceive it as an inoperative politics.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-12-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.