• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-09122019-171845
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Gorgulho Bogolenta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Nascimento, Maria Letícia Barros Pedroso (Presidente)
Salgado, Raquel Gonçalves
Silva, Maria da Graça Moreira da
Título em português
Infância, crianças e TDICs: implicações a partir das vozes infantis
Palavras-chave em português
Cultura digital e sociedade
Educação na infância
Infância
Sociologia da infância
TDICs
Resumo em português
O presente trabalho buscou visibilizar e analisar as falas das crianças sobre as vivências com as TDICs no contexto escolar, mas também, levando em consideração as experiências extraescolares, objetivou ampliar a compreensão acerca desta questão, provocar reflexão sobre as práticas e qualificar as experiências escolares das crianças. A etapa da pesquisa de campo deu-se no âmbito da EMEB Viriato Correia, localizada no município de São Bernardo do Campo SP, no período de outubro de 2017 a maio de 2018. A pesquisa desenvolveu-se à luz dos pressupostos do campo da Sociologia da Infância, que compreende as crianças como sujeitos de direitos e atores sociais, capazes de interferir na sociedade, da mesma forma que são impregnadas pelas consequências dos fatos históricos. O intuito da pesquisa, além de tentar evitar o discurso determinista sobre os efeitos dos avanços tecnológicos, foi, a partir daquilo que as crianças trouxeram em suas falas, estabelecer relações com o conceito de infâncias midiáticas proposto por Buckingham e com as considerações sobre o ofício de aluno trazidas por Sarmento, ampliando a reflexão acerca do tema.
Título em inglês
Children, childhood and digital technologies: hearing the voices of children
Palavras-chave em inglês
Childhood
Childhood education
Digital culture and society
Interactive digital technologies
Sociology of childhood
Resumo em inglês
This research paper was aimed at analyzing and drawing attention to childrens extemporaneous speech concerning their interaction and practices with digital technology gadgets both in classroom settings as well as in their out-of-class experiences. Our analysis of their lines was conducted for the purpose of broadening the discussions and understandings concerning this theme, aiming to promote deeper reflections as well as trying to qualify childrens experiences within their own school environments. The field research was carried out in the Viriato Correia Middle School (EMEB Viriato Correia), located in the municipality of São Bernardo do Campo, State of São Paulo, Brazil, from October 2017 to May 2018, which was thoroughly based on the childrens voiced responses to our questions. Our study was developed in the light of the assumptions in the field of Sociology of Childhood, which sees children as subjects with rights and as social agents, able to interfere within their own society, while also being impregnated by the consequences of historical facts taking place around them. The purpose of this study, beyond trying to avoid the deterministic discourse on the effects of technological advancements, and based on what the children brought up in their discourse, was aimed at trying to establish relationships between the concepts of childhood and digital media, as proposed by David Buckingham, and considerations concerning the students duties, as described by Manuel Sarmento, in order to amplify the observations and reflections on this subject matter.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-01-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.