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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-09122019-160548
Documento
Autor
Nome completo
Olívia Bueno Silva Fortes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Duboc, Ana Paula Martinez (Presidente)
Lopes, Carlos Renato
Mór, Walkyria Maria Monte
Título em português
Neoliberalismo e a educação contemporânea: professores de inglês entre a criticidade, a neutralidade e a censura
Palavras-chave em português
BNCC
Censura
Criticidade
Educação
Neoliberalismo
Neutralidade
Resumo em português
A presente pesquisa propõe uma investigação da Base Nacional Comum Curricular a partir do contexto de internacionalização educacional, de ideais neoliberais em evidência e do ressurgimento de argumentos conservadores, movimentos que marcam a educação contemporânea. Além disso, tentamos analisar como os professores licenciandos em língua inglesa lêem este documento, observando como constroem significados e aprofundando nossa própria leitura da BNCC a partir do trabalho de campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa de natureza etnográfica que se baseou em dados coletados em uma universidadepúblicadacapitalpaulista,noprimeirosemestrede2018. Ao analisar um documento como a Base Nacional Comum Curricular, mais do que apenas o estudo do texto em si, foi necessário que a pesquisa se detivesse no contexto de produção do documento, notando os atores políticos que hoje têm uma influência maciça em decisões no âmbito da educação, nos valores que foram negociados e que transparecem no texto, e nas tensões e contradições que vêm à tona quando valores conflitantes são forçados a se conciliarem em um único documento. Destes valores, destacamos o papel da lógica neoliberal voltada para o currículo e a educação guiada pelo mercado de trabalho. Diante de um mercado com cada vez menos barreiras, exige-se que a escola crie sujeitos aptos a competirglobalmente, aseadaptaraexigências queestão emconstantemudança, queestejam sempre motivados a aprender novas técnicas, condutas, competências (Laval, 2004), demandasque,nósargumentamos,moveramaproduçãodaBNCC. O trabalho de campo trouxe à tona quão difícil é a leitura crítica de textos que, como a BNCC, se apropriam de uma linguagem democrática para fazer propostas que são neoliberais na prática. Essa dificuldade, no entanto, evidencia a importância de ler criticamente e de repolitizar essas e outras políticas educacionais atuais, para que possamos construir uma resistênciaqueestejaàalturadasameaçasqueaeducaçãodemocráticaenfrentahoje.
Título em inglês
Neoliberalism and contemporary education: English teachers between criticism, neutrality and censorship
Palavras-chave em inglês
BNCC
Censorship
Criticism
Education
Neoliberalism
Neutrality
Resumo em inglês
This research proposes an investigation of the Base Nacional Comum Curricular, from the context of educational internationalization, the predominance of neoliberal ideology and the resurgence of conservative arguments, hallmarks of todays political climate. In addition, we try to analyze how English language teachers read this document, observing how meaning is constructed by student teachers while deepening our own interpretation of the BNCC. This is qualitative-interpretive research with ethnographic aspects, which was based on data gathered through fieldwork at a public university in the capital of São Paulo, in the first semesterof2018. In analyzing a document such as the Base Nacional Comum Curricular, rather than just focusing on the text itself, it was necessary to examine the context of its production, noting the political actors that have a massive influence on education today, the values that manifest themselves in the text, and the tensions and contradictions that arise when conflicting values are forced to reconcile into a single document. Of these values, we highlight the role of neoliberal reasoning towards school curriculums and the effect of the labor market on educational policies. Faced with demands from a labor market with fewer and fewer borders, schools are required to prepare individuals to compete globally, adapt to conditions that are constantly changing, and be motivated to learn new techniques, behaviors, and skills (Laval, 2004),demandsthat,inouropinion,hadaprofoundimpactontheproductionoftheBNCC. The fieldwork conducted raised questions about the difficulty of critically reading texts such as the BNCC, which seize democratic language to make proposals that are neoliberal in practice. This challenge, however, underlines the importance of the critical reading and the repolitization of this and other current educational policies, so that we can establish a resistance movement that can live up to the threats democratice ducation faces today.
 
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Data de Publicação
2020-01-24
 
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