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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-09122014-114244
Document
Auteur
Nom complet
Vanisio Luiz da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Domite, Maria do Carmo Santos (Président)
Costa, Wanderleya Nara Gonçalves
D'Ambrosio, Ubiratan
Munanga, Kabengele
Oliveira, Julvan Moreira de
Titre en portugais
Africanidade, matemática e resistência
Mots-clés en portugais
Africanidade
Cultura negra
Educação matemática
Etnomatemática
Racionalidade
Resumé en portugais
Este trabalho de pesquisa se propõe a investigar, por meio de instrumentos qualitativos de análise, a pertinência do uso de elementos processos e modos da cultura afro-brasileira na aprendizagem da matemática escolar. Para tanto recorremos: as circunstâncias históricas de conceituação da racionalidade ocidental; as circunstâncias e consequências do racionalismo positivista para a inserção da população negra brasileira no sistema educacional; a uma proposta de racionalidade fundamentada na africanidade; a análise dos vínculos possíveis entre etnomatemática e psicologia cognitiva como instrumento de mediação da aprendizagem; e por fim a busca por elementos culturais que possam contribuir com atividades, modos e processos com potencial de serem incorporados nas aulas de matemática presentes nas práticas de um grupo de resistência dentro de uma escola de samba paulistana.
Titre en anglais
Africanness, math and endurance
Mots-clés en anglais
Africanness
Black culture
Ethnomathematics
Mathematics education
Rationality
Resumé en anglais
This research work proposes to investigate, through quantitative analysis tools, the relevance of the use of instruments - processes and methods - of the African-Brazilian culture in the learning school mathematics. In order to, we betake to: the historical circumstances of Western rationality conceptualization; the circumstances and consequences of the positivist rationalism for insertion of black people in educational system; the proposal of rationality founded in Africaness; the analysis of possible connections between ethnomathematics and cognitive psychology as mediation tools of apprenticeship; and lastly, the search for cultural elements - that may contribute to activities, methods and processes with the potential to be incorporated into mathematics classes - presents in the practices of a resistance group in a native of São Paulo samba school.
 
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Date de Publication
2014-12-17
 
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