• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-09112020-171234
Document
Auteur
Nom complet
Fernando de Carvalho Lopes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Almeida, Rogério de (Président)
Oliveira, Juliana Michelli da Silva
Oliveira, Louis José Pacheco de
Santos, Marcos Ferreira dos
Umeda, Guilherme Mirage
Titre en portugais
A grafia luminosa do tempo decomposto: ensaio sobre o imaginário das ruínas e dos objetos abandonados
Mots-clés en portugais
Abandono e experiência
Devaneio material
Fenomenologia
Fotografia
Poesia
Ruínas
Resumé en portugais
Devanear, fotografar e poetizar Ruínas e Objetos abandonados e destroçados, eis o objetivo deste trabalho que se constitui como uma pesquisa de antropologia visual, pois pautada no registro expressivo-imagético e poético do abandono e do arruinamento. Expor imagens fotográficas e poemas haicai conjugados a um texto de teor ensaístico, é a tentativa de materializar a experiência radical de adentrar esses espaços preteridos e arruinados, como partilha da força e o choque que se vivencia nas entranhas destes loci misterioso e fascinante; é a tentativa de explicitar como estas edificações e objetos baldios que habitam discretamente nossa geografia existencial e urbana são muito mais do que simples restos e rejeitos, podendo revelar em profundidade sua potência de território de ruptura, de limiar, de mistério e fascínio, de caos e cosmos, de poesia e de prosaico, de natural e artificial, de grotesco e arabesco, de terror e coragem, de vida e morte, de trágico e ilusão, de drama e redenção; é a tentativa de, pela via do devaneio material, da fenomenologia compreensiva e da razão sensível tornar a experiência do arruinamento um canto fotográfico, poético e ensaístico capaz de expressar a ausência, a morte, a vida, o renascimento, a aventura, a perda, o medo e a angústia existencial encarnada no abandono e na destruição da Ruína e dos seus objetos rejeitados.
Titre en anglais
The Light Spelling of Decomposed Time: Essay on the Imagination of Ruins and Abandoned Objects
Mots-clés en anglais
Abandonment and experience
Material daydream
Phenomenology
Photography
Poetry
Ruins
Resumé en anglais
Daydreaming, Photographing and Poetizing Ruins and Abandoned and Shattered Objects is the objective of this work, which constitutes a research of visual anthropology, based on the expressive-imagetic and poetic record of abandonment and ruin. Exposing photographic images and haiku poems combined with a text of essayistic content is the attempt to materialize the radical experience of entering these deprecated and ruined spaces, as sharing the force and the shock that is experienced in the bowels of these mysterious and fascinating loci; It is the attempt to explain how these buildings and wastelands that discreetly inhabit our existential and urban geography are much more than mere remains and rejects, and can reveal in depth their power of territory of rupture, threshold, mystery and fascination, chaos. and cosmos, poetry and prosaic, natural and artificial, grotesque and arabesque, terror and courage, life and death, tragic and illusion, drama and redemption; is the attempt, through material reverie, understanding phenomenology, and sensible reason, to make the experience of ruin a photographic, poetic, and essayistic chant capable of expressing absence, death, life, rebirth, adventure, loss, the fear and existential anguish embodied in the abandonment and destruction of the Ruin and its rejected objects.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-11-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.