• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-09112020-171234
Documento
Autor
Nombre completo
Fernando de Carvalho Lopes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Almeida, Rogério de (Presidente)
Oliveira, Juliana Michelli da Silva
Oliveira, Louis José Pacheco de
Santos, Marcos Ferreira dos
Umeda, Guilherme Mirage
Título en portugués
A grafia luminosa do tempo decomposto: ensaio sobre o imaginário das ruínas e dos objetos abandonados
Palabras clave en portugués
Abandono e experiência
Devaneio material
Fenomenologia
Fotografia
Poesia
Ruínas
Resumen en portugués
Devanear, fotografar e poetizar Ruínas e Objetos abandonados e destroçados, eis o objetivo deste trabalho que se constitui como uma pesquisa de antropologia visual, pois pautada no registro expressivo-imagético e poético do abandono e do arruinamento. Expor imagens fotográficas e poemas haicai conjugados a um texto de teor ensaístico, é a tentativa de materializar a experiência radical de adentrar esses espaços preteridos e arruinados, como partilha da força e o choque que se vivencia nas entranhas destes loci misterioso e fascinante; é a tentativa de explicitar como estas edificações e objetos baldios que habitam discretamente nossa geografia existencial e urbana são muito mais do que simples restos e rejeitos, podendo revelar em profundidade sua potência de território de ruptura, de limiar, de mistério e fascínio, de caos e cosmos, de poesia e de prosaico, de natural e artificial, de grotesco e arabesco, de terror e coragem, de vida e morte, de trágico e ilusão, de drama e redenção; é a tentativa de, pela via do devaneio material, da fenomenologia compreensiva e da razão sensível tornar a experiência do arruinamento um canto fotográfico, poético e ensaístico capaz de expressar a ausência, a morte, a vida, o renascimento, a aventura, a perda, o medo e a angústia existencial encarnada no abandono e na destruição da Ruína e dos seus objetos rejeitados.
Título en inglés
The Light Spelling of Decomposed Time: Essay on the Imagination of Ruins and Abandoned Objects
Palabras clave en inglés
Abandonment and experience
Material daydream
Phenomenology
Photography
Poetry
Ruins
Resumen en inglés
Daydreaming, Photographing and Poetizing Ruins and Abandoned and Shattered Objects is the objective of this work, which constitutes a research of visual anthropology, based on the expressive-imagetic and poetic record of abandonment and ruin. Exposing photographic images and haiku poems combined with a text of essayistic content is the attempt to materialize the radical experience of entering these deprecated and ruined spaces, as sharing the force and the shock that is experienced in the bowels of these mysterious and fascinating loci; It is the attempt to explain how these buildings and wastelands that discreetly inhabit our existential and urban geography are much more than mere remains and rejects, and can reveal in depth their power of territory of rupture, threshold, mystery and fascination, chaos. and cosmos, poetry and prosaic, natural and artificial, grotesque and arabesque, terror and courage, life and death, tragic and illusion, drama and redemption; is the attempt, through material reverie, understanding phenomenology, and sensible reason, to make the experience of ruin a photographic, poetic, and essayistic chant capable of expressing absence, death, life, rebirth, adventure, loss, the fear and existential anguish embodied in the abandonment and destruction of the Ruin and its rejected objects.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-11-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.