• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2013.tde-09082013-155622
Documento
Autor
Nome completo
João Antonio da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Kruppa, Sonia Maria Portella (Presidente)
Gutberlet, Jutta Gertrud Anna
Mello, Sylvia Leser de
Título em português
Por uma sociedade de iguais: a formação de jovens para o trabalho na perspectiva da economia solidária
Palavras-chave em português
Economia solidária
Educação
Jovens
Trabalho
Resumo em português
Este trabalho diz respeito à análise da relevância do processo educativo da formação de jovens nos princípios da Economia Solidária. A existência de abismos sociais, que dividem ricos e pobres na sociedade atual, cria a necessidade do fortalecimento da educação para o trabalho, sob o prisma da emancipação das pessoas e, sobretudo, dos jovens. Refletindo as contradições da própria sociedade, existe uma problemática educacional que, entre outros fatores, contribui para a vulnerabilização e mesmo para a exclusão social de milhares de jovens. O trabalho, ora apresentado, é resultado de uma análise sobre essa temática e foi realizado combinando-se investigação bibliográfica, com o levantamento de dados junto a duas Instituições de formação de jovens, onde também foram realizadas entrevistas. O estudo do material coletado permite afirmar que, a formação de jovens sob a perspectiva e princípios da Economia Solidária, colocando-os como sujeitos e protagonistas dessas ações de formação, trazem condições de acesso destes jovens ao mundo do trabalho de forma emancipada e com maior resistência propositiva ao trabalho subordinado. A pesquisa aponta a necessidade de que essa prática pedagógica emancipadora seja associada por políticas públicas adequadas de fomento a empreendimentos econômicos organizados de forma democrática. Ainda, no estudo feito se tomou como exemplo paradigmático o processo de formação de jovens desencadeado desde o inicio da história do Complexo Cooperativo de Mondragón, na Espanha. A história de Mondragón foi tomada como modelo exitoso de formação, haja vista que o processo educativo destinado aos jovens deu os primeiros passos na direção da criação daquilo que é considerada a mais bem sucedida experiência do cooperativismo no mundo.
Título em inglês
For a society of equals: the training of young people for work in view of the solidarity economy
Palavras-chave em inglês
Education
Solidary economy
Work
Youth
Resumo em inglês
This work concerns the analysis of the relevance of the educational process of the formation of youth in the principles of the Solidarity Economy. The existence of social chasms that divide rich and poor in our society, creates the need to strengthen education to work through the prism of the emancipation of the people, and especially young people. Reflecting the contradictions of society itself, there is an educational problem that, among other factors, contribute to the increasing vulnerability and even to the exclusion of thousands of young people. The work presented here is the result of an analysis of this issue and was conducted by combining literature with research data collection at the two institutions training young people, where they were also interviewed. The study of the material collected to suggest that the formation of young people's perspective and principles of the Solidarity Economy, placing them as subjects and protagonists of these training activities, brings access conditions these young people to the labor of an empowered and more purposeful resistance to work subordinate. The research points to the need for such emancipatory pedagogical practice is associated with the appropriate public policies to promote the economic enterprises organized in a democratic manner. Still, the study was taken as paradigmatic example of the process of training young unleashed since the early history of the Mondragon Cooperative Complex in Spain. The story of Mondragón was taken as a model of successful training, given that the educational process for young people, took the first steps towards the creation of what is considered the most successful experience of cooperatives in the world.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-08-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.