• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-09062021-175332
Document
Auteur
Nom complet
Mayara Moretti Vieira Palmieri
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Roberto, Lúcia Helena Sasseron (Président)
Capecchi, Maria Candida Varone de Morais
Scarpa, Daniela Lopes
Titre en portugais
Aspectos epistêmicos e conceituais em interações discursivas possibilitadas por atividades investigativas em aulas de física
Mots-clés en portugais
Aspectos conceituais
Aspectos epistêmicos
Ensino de física
Ensino por investigação
Física moderna
Interações discursivas
Práticas epistêmicas
Resumé en portugais
Ao longo da história, os objetivos do Ensino de Ciências vêm sendo modificados por meio da promulgação de leis e projetos de ensino. Estas mudanças foram estimuladas e acompanhadas de um contexto histórico. Assim, o Ensino de Ciências que, outrora, tinha como uma das principais funções o suprimento de formação técnica de pessoas que trabalhassem no desenvolvimento de novas tecnologias, passou a preocupar-se em desenvolver o indivíduo para o exercício da cidadania a partir de uma formação mais autônoma. Neste quadro, defendemos o Ensino por Investigação como abordagem didática que tem como um de seus principais preceitos trazer o aluno para o papel de protagonista em sua aprendizagem em oposição ao papel de receptor de informação que o mesmo desempenha do dito ensino tradicional. Neste contexto de pesquisa, o presente trabalho tem por objetivo compreender de que maneira aspectos epistêmicos e conceituais são integrados em interações discursivas possibilitadas em atividades investigativas da Física Moderna. Para isto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa em que analisamos duas aulas, de um mesmo professor, para uma mesma turma. Estas aulas estão gravadas em vídeo e disponíveis no acervo do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física (LaPEF) e referem-se a abordagem do tema natureza do elétron por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A análise dos dados é feita a partir das transcrições destes dois encontros e se propõe a estudar a integração de aspectos epistêmicos e conceituais nas interações discursivas em sala de aula, ou seja, nos turnos de fala do professor e dos alunos. Nosso referencial teórico principal, além dos pressupostos do Ensino por Investigação e são as práticas epistêmicas de produção, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento científico (Kelly, 2006; Kelly e Licona, 2018) e a construção dos conceitos espontâneos e científicos (Vygotsky, 2000). A partir da análise das aulas podemos concluir que os aspectos conceituais presentes nas falas dos alunos em atividades investigativas tendem a ter um movimento do incoerente para o coerente, sejam eles espontâneos ou científicos quanto mais os mesmos se apropriam nos conhecimentos vistos em aula, enquanto os aspectos conceituais do professor mantem-se científicos e coerentes na maior parte do tempo, uma vez que ele representa autoridade epistêmica em sala de aula. Já os aspectos epistêmicos não apresentam um padrão de movimento, uma vez que os próprios autores Kelly e Licona (2018) afirmam que estes podem aparecer de maneira integrada e mutável.
Titre en anglais
Epistemic and conceptual aspects in discursive interactions facilitaded by investigative activities in physics classes
Mots-clés en anglais
Conceptual aspects
Discursive interactions
Epistemic aspects
Epistemic practices
Inquiry teaching
Modern Physics
Physics teaching
Resumé en anglais
Throughout history, the goals of Science Teaching have been modified through the enactment of laws and teaching projects. These changes were stimulated and accompanied by a historical context. Thereby, Science Teaching, which once had as one of its main functions the provision of a technical school education for people to work in the development of new technologies, began to worry about developing the individual for the exercise of citizenship from a more autonomous school education. In this context, we foster inquiry teaching as a disciplinary approach that has as one of its main goals bring the student to the role of protagonist in their learning process as opposed to the role of information receiver in the traditional learning and teaching process. In this context of research, the present work aims to understand how epistemic and conceptual aspects are integrated into discursive interactions enabled in inquiry activities of Modern Physics. For this, we performed a qualitative research in which we analyzed two classes, from the same teacher, for the same students. These classes are videotaped and available in the collection of the Laboratory of Research in Physics Teaching (LaPEF in portuguese) and refer to the approach of the theme "nature of the electron" through a Sequence of Investigative Teaching (SEI in portuguese). The data analysis is made as of transcriptions of these two meetings and it is proposed to study the integration of epistemic and conceptual aspects in the discursive interactions in the classroom, that is, in the speech shifts of the teacher and the students. Our main theoretical reference, besides the assumptions of Teaching by Research, is the epistemic practices of production, communication, evaluation and legitimation of scientific knowledge (Kelly, 2006, Kelly and Licona, 2018) and the construction of spontaneous and scientific concepts (Vygotsky, 2000). From the analysis of the lessons we can conclude that the conceptual aspects present in the students' speeches in investigative activities tend to have a movement from the incoherent to the coherent, whether they are spontaneous or scientific the more they appropriate in the knowledge seen in class, while the conceptual aspects of the teacher remain scientific and coherent most of the time, since he represents epistemic authority in the classroom. However, the epistemic aspects do not present a pattern of movement, since the authors themselves Kelly and Licona (2018) affirm that these can appear in an integrated and changeable way.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MAYARA_PALMIERI.pdf (888.07 Kbytes)
Date de Publication
2021-06-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.