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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.48.2006.tde-08102007-204729
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Inês Ribas Rodrigues
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos (Presidente)
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Diniz, Renato Eugenio da Silva
Teixeira, Odete Pacubi Baierl
Terrazzan, Eduardo Adolfo
Título en portugués
Aspectos do desenvolvimento profissional dos formadores de professores de ciências no contexto de integração - Universidade, Diretorias Regionais de Ensino e Escolas
Palabras clave en portugués
Análise de um programa de desenvolvimento profissional
Formação continuada dos formadores
Formação continuada dos professores de ciências
Melhoria no ensino de ciências
Trabalho colaborativo
Resumen en portugués
Resumo Sob o enfoque do trabalho colaborativo esta pesquisa qualitativa pretende contribuir, com seus resultados, para ampliar informações com relação ao desenvolvimento profissional do formador de professores de ciências. O interesse está em viabilizar caminhos que promovam a melhoria tanto na formação dos professores, como no próprio ensino de ciências nas séries iniciais, através da formação dos formadores de professores de ciências. Compreendemos que pouco adianta os investimentos em formação de professores se não voltarmos nossas atenções para aquele profissional que é responsável por essa formação, por exemplo, o Assistente Técnico Pedagógico, que atua nas Diretorias Regionais de Ensino. Através de uma proposta de ensino de ciências para as séries iniciais, por meio de atividades investigativas no contexto da física, surge a iniciativa de nove Assistentes Técnico Pedagógicas (ATP), formadoras de professores de ciências, em realizar um projeto de melhoria no ensino, integrando a universidade, as diretorias regionais de ensino e as escolas públicas. O projeto O conhecimento físico no ensino fundamental: dos programas de formação continuada à implementação de novas práticas em sala de aula, financiado pela FAPESP, é o objeto de estudo da presente pesquisa, que contou com dados coletados em diferentes instâncias ao longo do período em que a pesquisadora acompanhou o Grupo das ATP. Dentre os dados analisados, destacam-se fragmentos de reuniões realizadas na universidade e nas diretorias de ensino, entrevistas, relatórios e outras produções escritas do grupo. A investigação possibilitou uma compreensão mais ampla sobre a formação de formadores de professores e, neste sentido, merece destaque a construção de um ambiente efetivamente colaborativo entre os participantes do processo, que pode ser relacionado, entre outros, a uma constante valorização dos saberes trazidos por cada uma das ATP.
Título en inglés
Aspects of the professional development of the teacher educators of science teachers in the integration context - University, Regional Directories of Education and Schools.
Palabras clave en inglés
Analysis of one program of professional development
Collaborative work
Improvement in science education
In-service education of the science teachers
In-service education of the teacher educators
Resumen en inglés
Abstract Under the focus of cooperative work, this qualitative research intends to contribute, with its results, to enlarge information with regard to the professional development of the teachers of sciences teachers. The interest is in make possible ways that promote the improvement of teachers of teachers, and of the science education in primary school, through the formation of the teachers of science teachers. We understand that the investments on teachers' formation are not successful if we do not pay attention for that professional who is responsible for this formation, for example, the Assisting Pedagogical Teaching, which acts in the Regional Directories of Teaching. Through a science teaching proposal for the primary school, by means of investigative activities in the context of physics, arises an initiative of nine Assisting Pedagogical Technician (ATP), teachers of sciences teachers, in accomplish an improvement project in the teaching, integrating the university, the regional directories of teaching and the public schools. The project The physical knowledge in the fundamental teaching: of the formation programs continued to the new practices implementation in class room, financed by the FAPESP, is the study object of this research, which relied on data collected in different instances along the period in which the researcher accompanied the Group of ATP. Among the analyzed data, we highlight meetings fragments accomplished at university and in the teaching directories, interviews, reports and another writings productions of the group. The investigation enabled a wider comprehension about teachers formation and, in this sense, deserves highlight the construction of an indeed cooperative environment among participants of the process, which can be related, among others, to a constant valorization of the knowledge brought by each one of ATP.
 
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anexoMariaInes.pdf (15.12 Kbytes)
Capa1capa2.pdf (13.71 Kbytes)
Entrevista.pdf (246.00 Kbytes)
Fecha de Publicación
2007-11-30
 
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