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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-08022022-105620
Documento
Autor
Nome completo
Vladimir Gonçalves dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei (Presidente)
Ferreira, Ana Maria Guedes
Sartorelli, Elaine Cristine
Título em português
A assimilação das obras de Plutarco na educação jesuíta dos séculos XVI e XVII: a virtude como fundamento da convivência
Palavras-chave em português
humanismo clássico
jesuítas
plutarco
virtudes
Resumo em português
O Humanismo encontrou nos autores clássicos uma expressão vívida dos temas éticos, seja sob o nome de moral, seja de virtude. A Ética de Aristóteles, os diálogos platônicos, as obras de Cícero, Sêneca, Demóstenes, Quintiliano, e tantos outros, redescobertos ou comentados novamente nesse período, formaram como que o ambiente de fundo para o estudo das virtudes do homem. Mais do que uma fundamentação metafísica, o Humanismo buscava bases antropológicas para a convivência humana, que explicassem as diversas culturas e civilizações, a humanidade comum a todos os homens em diferentes lugares e tempos. Em Plutarco, os Jesuítas herdeiros do Humanismo - encontraram nas Vidas Paralelas obra relativamente simples, em que se conta a vida de personagens históricos, humanos em contraste com os cavaleiros e santos das histórias e hagiografias medievais , com defeitos e virtudes, e que serve, portanto, para educar o homem do novo tempo. Neste trabalho, trataremos da assimilação das obras de Plutarco de Queroneia ao contexto da educação católica dos colégios Jesuítas e de como a sua noção de virtus dialoga com aquela apresentada pelos membros da Companhia de Jesus.
Título em inglês
The assimilation of Plutarch's works in the Jesuit education of the 16th and 17th: virtue as the foundation of conviviality
Palavras-chave em inglês
classical humanism
jesuits
plutarch
virtues
Resumo em inglês
Humanism found in the classical authors a vivid expression of ethical themes, either under the name of morality or virtue. Aristotle's Ethics, the Platonic dialogues, the works of Cicero, Seneca, Demosthenes, Quintilian, and so many others, rediscovered or commented upon again during this period, formed the background for the study of the virtues of man. More than a metaphysical foundation, Humanism sought anthropological bases for human coexistence, which would explain the diverse cultures and civilizations, the humanity common to all men in different places and times. In Plutarch, the Jesuits - heirs of Humanism - found in the Parallel Lives a relatively simple work, telling the lives of historical, human characters - in contrast to the knights and saints of medieval stories and hagiographies - with defects and virtues, and which serves, therefore, to educate man of the new age. In this paper we will deal with the assimilation of the works of Plutarch of Queroneia to the context of the Catholic education of the Jesuit colleges and how his notion of virtus dialogues with that presented by the members of the Society of Jesus.
 
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Data de Publicação
2022-03-03
 
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