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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2004.tde-07012005-100851
Documento
Autor
Nome completo
Sabrina Moehlecke
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Romualdo Luiz Portela de (Presidente)
Beisiegel, Celso de Rui
Munanga, Kabengele
Peixoto, Maria do Carmo Lacerda
Silvério, Valter Roberto
Título em português
Fronteiras da igualdade no ensino superior: excelência & justiça racial
Palavras-chave em português
ação afirmativa
acesso à educação
ensino superior
igualdade de oportunidades
igualdade social
relações raciais
Resumo em português
Políticas de igualdade racial como a ação afirmativa, ao exigirem direitos coletivos e a identificação racial dos grupos beneficiados, perturbam não apenas a noção moderna de igualdade e justiça, segundo a qual a distribuição de bens e posições sociais seria baseada no indivíduo e em seus méritos e talentos naturais, mas também a ideologia brasileira da mestiçagem e da democracia racial, constitutiva de nossa identidade e unidade nacionais, onde não haveria espaço para divisões ou diferenciações de raça. Analisa-se, então, como têm sido recebidas as experiências de ação afirmativa implementadas no Brasil, especialmente no ensino superior, local da excelência e meritocracia. Contextualiza-se, inicialmente, o desenvolvimento das preocupações com a igualdade nas oportunidades de acesso à educação superior, para em seguida confrontar, em termos normativos, os argumentos universalistas e particularistas construídos no debate de tais propostas. No intuito de analisá-las com mais detalhes, observa-se seu desenvolvimento nos Estados Unidos, reconstituindo-se seu contexto histórico, as formas assumidas e avaliando-se alguns dos resultados alcançados, através do estudo de caso da Universidade da Califórnia. Nos dois últimos capítulos, apresenta-se as principais teorias norte-americanas e brasileiras sobre políticas de ação afirmativa, confrontando-as às percepções sobre o tema observadas entre os estudantes entrevistados em um survey realizado na cidade de São Paulo. Percebe-se existir, para além das explicações sobre identidade nacional e racismo velado, múltiplos fatores a influenciar e motivar os estudantes no apoio ou rejeição a tais políticas, como o status universitário, indicando a necessidade de aprofundarmos os estudos sobre relações raciais na área da política.
Título em inglês
Equality frontiers in higher education: excellence and racial justice
Palavras-chave em inglês
affirmative action
equal opportunity
higher education
race relations
 
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Data de Publicação
2005-01-12
 
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