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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-06112019-115712
Document
Author
Full name
Regina Maria Zanatta
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2005
Supervisor
Committee
Severino, Antonio Joaquim (President)
Cauvilla, Waldir
Inácio Filho, Geraldo
Rosa, Silvina
Vidal, Diana Gonçalves
 
Title in Portuguese
Jonathas Serrano e a escola nova no Brasil: raízes católica na corrente progressista
Keywords in Portuguese
Escola Nova
Filosofia da educação no Brasil
História da educação no Brasil
Jonathas Serrano
Pensamento católico
Abstract in Portuguese
Neste trabalho procura-se identificar a importância de Jonathas Serrano (1885-1944) para a Educação brasileira, situando-o, como um educador católico que participou do movimento de renovação educacional da Escola Nova, durante as primeiras décadas do século XX. A contribuição por ele deixada é instigante. Destaca-se em suas obras e em sua atuação profissional, seja no setor educacional ou religioso, a luta travada entre os princípios tradicionais que defendia teoricamente e os princípios liberais que adotava na prática. Sua produção intelectual abrangeu o campo da História, da Filosofia, da Educação e, em especial, o da Escola Nova, sendo que grande parte dela foi dedicada à discussão da condição dos professores do ensino primário. Os resultados da análise dessa produção revelam que: pensadores de outros períodos e personalidades, católicos ou liberais, que faziam parte do grupo de intelectuais de sua época, influenciaram e contribuíram para a formulação do seu pensamento, reconhecido como católico-liberal; ele aderiu ao processo educativo conformado pela maioria dos educadores do período, no qual princípios pedagógicos da religião cristã assimilaram postulados liberais, incluídos nos preceitos das modernas pedagogias. Além ou em conjunto com a análise desses indícios de sua participação no efervescente debate filosófico que acompanhou a reforma educacional de sua época, pretende-se também contribuir teoricamente para o entendimento de que um processo de reformulação filosófico educacional não substitui totalmente um modelo, considerado defasado, por um outro modelo entendido como novo. Concorre, porém, para uma avaliação das instituições, revela a necessidade das reformulações, apresenta projetos revolucionários e atinge a consciência dos homens, modificando, ou querendo modificar, o seu fazer. Serrano contribuiu decisivamente para exemplificar este entendimento, pois, sem abandonar seus princípios de católico conservador, os quais eram os fundamentos básicos da sua prática educacional e profissional, assumiu e lutou por processos educacionais progressistas.
 
Title in English
Jonathas Serrano and the New School in Brazil: root Catholics in the current Liberal
Keywords in English
Catholic thought
History of educationi n Brazil
Jonathas Serrano
New School
Philosophy of education in Brazil
Abstract in English
Within the context of Brazilian education, the importante of the Catholic educador Jonathas Serrano (1885-1944), who participated in the educational renewal of the New School during the early decades of the 20th century, is provided. His contribution to education is actually stimulating. The struggle between traditional principles he defended and the liberal principles that he adopted are highlighted in his works and in his professional activities in the educational and religious fields. His intellectual production comprised History, Philosophy and Education, especially the New School, with particular referente to primary school teachers. Resulta of this analysis on his production reveal that Catholic and Liberal thinkers that formed the intellectual elite of the period greatly afíected Serrano's Catholic and Liberal fomlation. He adopted the educational process produced by most educators of the period in which Christian pedagogical principles assimilated liberal presuppositions which were included in the precepts of modern pedagogies. Besides analyzing his participation in the hot philosophical debate that became pari and parcel with the educational reform of his time, research intends to tive its theoretical contribution towards the fact that the philosophical and educational reformulation process does not totally substituto an outmoded modem by na allegedly new one. In fact, institutions are evaluated, the need for reformulations is revealed, revolutionary proJects are forwarded and the human consciente is reached, modib'ing or trying to modify what has to be dono. Serranoe Hectivelyc ontributedto wardst his understanding and fought for progressive educational processem without abandoning his Catholic and conservational principles which were the bases of his educational and professional practice.
 
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Publishing Date
2019-11-06
 
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