• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-06082019-151541
Document
Auteur
Nom complet
Renata Flaiban Zanete
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Miranda, Hercilia Tavares de (Président)
Oliveira, Ulisses Ferraz de
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
 
Titre en portugais
Provocações na escola: performance e infância no centro das atenções
Mots-clés en portugais
Arte-educação
Infância
Performance
Resumé en portugais
Uma performance inicialmente realizada em parques e praças da cidade de São Paulo foi levada ao espaço de uma escola pública desse mesmo município. Realizei uma série de provocações artísticas e educativas buscando apreender modos diversos de fruição e mediação de alunos e professores de 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, durante os meses de março a setembro de 2001. Nesta pesquisa-participante desempenhei os papéis de artista, pesquisadora e educadora. A pesquisa de campo dividiu-se em três etapas, que foram esboçadas a priori e se configurando com mais clareza no desenvolvimento do trabalho, conforme as interações e ressonâncias que iam ocorrendo. As diferentes linguagens utilizadas gestual, escrita, visual, videográfica e corporal mostraram-se essenciais à captação dos sentidos atribuídos à performance, bem como à exploração de interações nem sempre presentes no território escolar. Possibilitaram ainda a vivência de processos criativos e de produção de sentidos pessoais e coletivos, a partir de provocações estético-artísticas e/ou educativas. A escola mostrou-se aberta para o desenvolvimento das atividades, disponibilizando espaço e tempo para o trabalho com alunos e professores. A iniciativa de levar um trabalho artístico para dentro de uma instituição educativa foi vista positivamente pelos profissionais da escola, principalmente depois de concluída a pesquisa. No desenvolvimento das propostas, no entanto, surgiram dificuldades como: a limitação do horário dos professores para reflexões mais aprofundadas, a grande quantidade de alunos em cada grupo, os equipamentos precários da escola, a falta de funcionários que pudessem auxiliar os professores, a resistência dos profissionais da escola para trabalhar com a liberdade do imaginário das crianças. As entrevistas realizadas com artistas e professores revelaram semelhanças e diferenças de concepções, formação e experiências que interferem nas atuações desses profissionais. A pesquisa aponta para a necessidade de maiores investimentos, parcerias e integração entre as políticas públicas de educação e cultura a fim de que professores e crianças tenham chances de aprofundar seus conhecimentos em arte, nas suas diferentes linguagens, bem como artistas possam refletir e contribuir com maior clareza sobre a função social da arte no mundo atual.
 
Titre en anglais
Challenges at school: performance and childhood in the spotlight
Mots-clés en anglais
Art education
Childhood
Performance
Resumé en anglais
A performance carried out in parks and public squares in São Paulo city was taken to a public school in São Paulo. My performances were both artistically and educationally provoking, aiming at a better understanding of how different teachers and students from 1st. to the 8th. grade enjoy and interact with art. These were performed from March to September 2001. In this sort of action research I played the roles of artist, researcher and teacher. The fieldwork consisted of three stages, which were previously planned though they took shape as the project developed according to the interactions and resonances that ensued. The different languages and media used video, visual, written word, gestores, and body language were crucial. They enabled the senses relating to performance to be absorbed and interactions not always present in school environments to be explored, apart from allowing creative processes to be experienced and both personal and collective feelings to be produced from aesthetic and/or educative provoking. The schools approach as regards the development of the activities was an open-minded one making time and space available to work with pupils and teachers. The idea of taking art to school was welcomed by the professionals, particularly after the research was complete. However, there were some difficulties as the proposals were developed, such as: limited amount of time available for teachers to participate in deeper reflections; large number of students in each group; out-of-date equipment at school; lack of employees who could assist the teachers; school professionals resistance to deal with the freedom of the childrens world. Interviews with artists and teachers revealed where their conception, formation, and experiences affecting their work alike and where they are different. The research shows greater investments, partnerships and integration between culture and public education policies are needed, so teachers and children have a chance to enrich their knowledge of art in all its different languages and so artists can reflect upon and contribute to a better understanding of the social role of art in todays world.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-08-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP.