• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.48.2018.tde-06072018-093210
Documento
Autor
Nombre completo
Tatiana Carvalho de Freitas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Vianna, Claudia Pereira (Presidente)
Carvalho, Marilia Pinto de
Cavaleiro, Maria Cristina
Deslandes, Keila
Ribeiro, Paula Regina Costa
Título en portugués
Professoras lésbicas na educação básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidades
Palabras clave en portugués
Educação Básica
Homossexualidade
Lésbicas
Professoras
Visibilidade lésbica
Resumen en portugués
O objetivo desta pesquisa de doutorado é compreender os distintos significados do que é ser uma professora lésbica no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, e de perspectiva sociológica, que dialoga com estudos nacionais e internacionais já realizados sobre o tema, com base no debate sobre gênero, sexualidades e heteronormatividade. Foram entrevistadas seis professoras da rede pública (estadual ou municipal) de São Paulo, estando elas em atividade em três cidades: São Paulo, Diadema e Praia Grande. A partir de um roteiro semiestruturado, a pesquisa teve por objetivo compreender como essas docentes lidam com essa informação de suas vidas pessoais no ambiente escolar e quais seus principais obstáculos e medos. Os resultados da investigação mostram que, no lugar de uma invisibilidade suposta inicialmente, ganhou destaque a busca de uma visibilidade pedagógica, ou de uma tentativa consciente de construir uma possibilidade de existência legítima no ambiente escolar. Trata-se de um ser e estar na escola como docente que, por si só, traz uma aspiração e uma realização pedagógicas: a de construir uma visibilidade que garanta legitimidade para a existência lésbica.
Título en inglés
Lesbian teachers in the basic education of São Paulo: ruptures and construction of visibilities
Palabras clave en inglés
Elementary School
Homosexuality
Lesbian Visibility
Lesbians
Middle School
Teachers
Resumen en inglés
The purpose of this doctoral research is to understand the different meanings of being a lesbian teacher in the school environment. It is a qualitative research and, of a sociological perspective, it dialogues with national and international studies already carried out on the subject, based on the debate on gender, sexualities and heteronormativity. Six public school teachers (state or municipal) from São Paulo were interviewed while they were teaching in three cities: São Paulo, Diadema and Praia Grande. From a semi-structured script, the research aimed to understand how these teachers deal with this information of their personal lives in the school environment and what your obstacles and fears would be. The results of the research show that, instead of an invisibility, initially supposed, the search for a pedagogical visibility, or a conscious attempt to construct a legitimate possibility of existence in the school environment, was highlighted. Wich means that being in a school as a teatcher, brings, itself, a pedagogical aspiration and a accomplishment: building a visibility that guarantees legitimacy for the lesbian existence.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
TATIANA_CARVALHO_rev.pdf (919.39 Kbytes)
Fecha de Publicación
2018-08-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.