• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-05122019-163448
Document
Auteur
Nom complet
Luís Fernando Gotarde
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei (Président)
Lorieri, Marcos Antonio
Muraro, Darcisio Natal
Titre en portugais
A filosofia da educação de William H. Kilpatrick
Mots-clés en portugais
Democracia
Educação progressiva
Kilpatrick
Pragmatismo
Self - caráter - ética
Resumé en portugais
Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica que visa à exposição dos elementos essenciais da filosofia da educação de William Heard Kilpatrick. Buscou-se, também, averiguar de que modo esses elementos mantiveram-se pertinentes para o autor ao longo de sua trajetória intelectual. Metodologicamente, realizou-se a leitura das obras de Kilpatrick e da bibliografia pertinente. Ao final da pesquisa, constatou-se que no núcleo do pensamento kilpatrickiano está o princípio da permanente mudança da natureza, tributário do pensamento darwiniano. Esse princípio, o da mudança, ecoará no pensamento filosófico, pedagógico e psicológico de Kilpatrick. Seu pensamento é tributário, além de Charles Darwin, do pensamento de John Dewey, Charles S. Peirce, William James, Edward L. Thorndike e George H. Mead. Também constatou-se que Kilpatrick, ao longo da vida, realizara um movimento teórico ao encontro da integração indivíduo-sociedade, cujos passos foram: a) do ponto de vista da psicologia: a crítica à visão mecanicista de ser humano e a defesa de uma psicologia favorável ao desenvolvimento da criatividade humana e à relação ética entre pessoa e grupo; b) do ponto de vista da educação: a crítica à prefixação de conteúdo, à padronização da avaliação e ao autoritarismo; a defesa do respeito à personalidade e a defesa de uma educação concebida de forma atual e reflexiva; c) do ponto de vista ético-político: a defesa de uma sociedade democrática e a defesa do livre pensamento e da livre expressão da personalidade.
Titre en anglais
The philosophy of education of William H. Kilpatrick
Mots-clés en anglais
Democracy
Kilpatrick
Pragmatism
Progressive education
Self - character - ethics
Resumé en anglais
This work consists of a bibliographic research that aims to expose the essential elements of William Heard Kilpatrick's philosophy of education. It also sought to know how these elements remain relevant to the author along his intellectual trajectory. Methodologically, it was made a reading of Kilpatrick's works and the relevant bibliography. At the end of the research, it noted that the Kilpatricks thought core is the principle of permanent change of nature, tributary of Darwinian thought. This principle of change will echo in Kilpatrick's philosophical, pedagogical, and psychological thinking. His thinking is tributary, in addition to Charles Darwin, the thinking of John Dewey, Charles S. Peirce, William James, Edward L. Thorndike, and George H. Mead. It also noted that throughout his life, Kilpatrick did a theoretical movement towards the integration member-society, whose steps were: a) in the psychology point of view: the criticism of the mechanistic view of the human being and the defense of a favorable psychology to the development of the human creativity and the ethical relationship between person and group; b) in the education point of view: a critique of the prefixing of contents, the standardization of evaluation and authoritarianism; a defense of respect for personality and a defense of a current and reflexively conceived education; c) in the ethical and political point of view: a defense of a democratic society and a defense of the free thinking and expression of personality.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-01-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.